segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

É... chegamos em 2012!

...e o mundo não acabou!!!

Brincadeiras à parte, vamos repensar o quê aconteceu em 2011 em Londrina? Assim, montei uma pequena retrospectiva em imagens, confira:

O Paraná tem novo governador e é pé-vermelho! Beto Richa (PSDB), nascido em Londrina e filho do ex-governador e ex-prefeito da cidade, José Richa, assumiu o Palácio Iguaçu (sede do governo estadual) aos 45 anos, sendo um dos governadores mais jovens do estado.

Início dos levantamentos para a restauração da antiga rodoviária, atual Museu de Arte, cuja edificação é tombada pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e estão sendo reconhecidos os estudos para o tombamento federal também...

...porém, a restauração da Casa da Criança parou porque a empreiteira contratada não teve capacidade para concluir a obra, vulgo, não tinha experiência para atuar com obras de restauro! #fail

E as obras do projeto tenebroso do novo Calçadão avançaram por mais um trecho, contemplando a Praça Gabriel Martins. Espero que respeitem o compromisso com a preservação do trecho entre a av. Rio de Janeiro e r. Mato Groso, onde está o Teatro Ouro Verde, que também possui tombamento estadual.

No dia 2 de fevereiro, a Lei Cidade Limpa deveria entrar em vigor e, apesar da tentativa dos fiscais da CMTU em cumpri-la com os famigerados adesivos, a ACIL entrou com uma liminar prorrogando o prazo por mais 6 meses...

 Começa a reforma do Aeroporto Governador José Richa, mesmo com o ILS ficando pra depois, mas já está garantido (é o quê dizem, né)! E deveriam considerar também o aumento das salas de embarque e desembarque... #fail






O blog comemorou 1 ano online com uma promoção de aniversário, onde foi sorteado um pôster com uma imagem panorâmica de Londrina em parceria com a loja Arteria Decor! Durante o ano passado, o Janela Londrinense teve quase 40 mil acessos!

Polêmicas sobre o horário do comércio provocam conflitos entre comerciantes, funcionários e sindicatos... interesses desalinhados colocam em risco o comércio de rua, que precisa se atentar com os novos shopping centers que vão se instalar na cidade no final deste ano (Londrina Norte Shopping e Londrina Boulevard Mall, ambos previstos para novembro)!

Outra polêmica na área comercial envolve os grandes empreendimentos varejistas, que é a Lei da Muralha. Foi e voltou várias vezes pela Câmara Municipal e nada foi decidido, tanto se deve ser eliminada ou ter o seu perímetro revisado... Existem outras formas de regulamentar essas atividades sem restringir o espaço urbano e, ainda assim, defender o pequeno comerciante.

E, em agosto, a Lei Cidade Limpa entra em vigor plenamente! Todos os comerciantes e empresas de publicidade externa (em geral, outdoors) tiveram que se adequar sem pestanejar, pois todos os prazos foram esgotados... Muitos ainda estão se adequando e algumas dúvidas ainda permanecem, o blog possui um vasto acervo sobre o assunto.

O Palacete dos Garcia, na av. Higienópolis, foi tombado pelo governo estadual! Este tombamento garante a preservação da história desta importante avenida no Centro da cidade, cujos casarões representam também os tempos áureos do café.

O Tubarão voltou para a primeira divisão do Campeonato Paranaense e ainda venceu a "segundona"!!!

O Lago Igapó surpreendeu a todos na manhã de um sábado em outubro... pela primeira vez, em mais de 50 anos, transbordou as barragens e alagou novamente o aterro! O assoreamento precoce e acelerado nos anos 2000 foi uma das causas...

Em outubro também, a UEL comemorou 40 anos de fundação! A instituição é um dos maiores orgulhos de Londrina e do Paraná, tendo cursos renomados e atraindo estudantes do Brasil inteiro!

Outro aniversário marcante na cidade, foram os 75 anos do Colégio Mãe de Deus. Tradicionalíssimo colégio católico somente para meninas no Centro da cidade, teve que se modernizar aceitando meninos há 2 anos, e está presente em quase toda a história de Londrina, que tem 77 anos.

Mais aniversários... a Biblioteca Pública completa 60 anos de existência! Porém, nem sempre ela foi no prédio atual, que era o Fórum Municipal. Assim, Londrina mostra a sua vanguarda com fortes instituições na área da educação.

Prefeitura inicia a revitalização do Bosque Municipal e o projeto pessimamente embasado causa comoção no facebook, onde vários londrinenses decidiram montar o movimento popular "Ocupa Londrina" com protestos inteligentes envolvendo toda a comunidade atingida, culminando no embargo das obras pelo IAP e a situação permanece assim até hoje...

O facebook também protagonizou outra manifestação virtual, onde uma foto de uma patrulha da CMTU estacionada em local proibido provocou uma avalanche de compartilhamentos... Assim, até o presidente da companhia teve que se manifestar publicamente! É... as redes sociais estão mostrando um novo viés inesperado para as autoridades...

A frota de táxis foi padronizada, incluindo um novo elemento na paisagem urbana da cidade. Agora, todos os carros são vermelhos com faixas prateadas fazendo alusão ao skyline do Centro de Londrina.

Nova sinalização viária começa a ser instalada na cidade, porém a Prefeitura precisa rever ou remover o padrão antigo que ainda permanece nas vias... Não que confunda os motoristas, mas vamos padronizar os modelos, que tal fazerem as coisas direito, né?

43a edição do Filo, 31a do FML, 9a do Festival de Dança e 13a da Mostra de Cinema, destacam Londrina novamente no circuito cultural nacional e internacional!

E, por fim, Londrina entra no Google Street View! O serviço de imagens das ruas de cidades pelo mundo fez uma montagem com fotos pelas principais avenidas e ruas da cidade, onde os usuários percorrem trajetos virtuais.

Logicamente, há inúmeros outros fatos que marcaram 2011 em Londrina, mas decidi reunir os que fui lembrando conforme os posts publicados no Janela e alguns links da página do blog no facebook.

E o quê esperamos para 2012?

Acho que além das questões que ainda estão em aberto, como a polêmica revitalização do Bosque, o assoreamento do Lago Igapó, a revisão da Lei da Muralha, etc... o "evento" que mais chamará a atenção, a meu ver, neste ano será a eleição municipal! Assim, tomara que o londrinense tenha aprendido com o impacto que o imbróglio das eleições de 2008 causou na cidade, onde não adianta votar em um candidato com histórico corrupto que pode perder o seu voto com a impugnação do mesmo 2 dias após o pleito... #fail

Enfim... independente da eleição, eu desejo que o londrinense comece a colher os frutos de sua "rebeldia virtual", onde através das redes sociais marcou a história da cidade em 2 momentos (pelo orkut, teve o movimento "Belinati NÃO!" em 2008; e pelo facebook, teve o "Ocupa Londrina" no ano passado). Desta forma, nossos governantes terão que se modernizar também e passar a olhar com atenção para as críticas feitas pela população, ou melhor, "ouvir" o quê temos a dizer e não enfiar goela abaixo decisões mal embasadas e sem cabimento...
Outro item não abordado na retrospectiva, mas que serve como exemplo de como devemos agir neste ano contra esses abusos é em relação ao aumento de quase 110% para o salário dos vereadores! Os protestos virtuais ainda estão tímidos, mas tomara que esses representantes do nosso vergonhoso Poder Legislativo se arrependam dessa decisão estapafúrdia ao ver o resultado das urnas nestas eleições! Resta saber se os que votaram contra vão devolver o dinheiro do aumento (se quiserem, eles podem doar para alguma entidade lícita), ou apenas negaram a decisão sabendo que iria ser aprovada de qualquer jeito só pra "saírem bem na foto do jornal"?
Espero também que neste ano, Londrina e londrinenses continuem mostrando o seu potencial e crescendo, não somente em quantidade, mas também com qualidade de vida! :-)

FELIZ 2012, pés-vermelhos!!!

Um comentário:

Heldia disse...

Marcelo, muito legal a retrospectiva que vc fez dos acontecimentos da cidade. Parabéns pela iniciativa e pelo capricho. Há tempos não passo aqui, mas vejo que continua valendo a pena.