segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eleições 2010: avaliações 2º turno

O Brasil elegeu ontem, dia 31 de outubro, a primeira mulher presidente do país! Dilma Rousseff do PT foi eleita com 56% dos votos válidos, derrotando o seu adversário do PSDB, José Serra, que obteve em torno de 44%.

Dilma sai com a maioria do Congresso Nacional, tanto no Senado, como na Câmara dos Deputados. Porém, essa maioria ainda é relativa porque inclui o PMDB, partido notoriamente conhecido pela sua alta volatilidade. Ou seja, pode ou não apoiá-la, em partes ou ao todo... além de que, novamente, vai querer uma "boquinha" nos ministérios.
O PMDB sempre foi o maior partido do Brasil, mas nunca foi unido 100%. Todas as forças políticas dentro dele não conseguem se entender. Muitos comentaristas e cientistas políticos brincam dizendo que ele é a união de todos os partidos dentro de um só, ou que nem deveriam existir outros partidos, bastasse o PMDB tamanha é a sua pluralidade.
Dilma, ontem, comemorando a vitória com o presidente Lula e o ex-presidente e senador José Sarney, que é do PMDB, foto de Ricardo Stuckert









Voltando... quais serão as prioridades da futura presidente? Ontem, no discurso, disse que vai manter a liberdade de imprensa e lutará para erradicar a pobreza no Brasil. Ótimo! Eu realmente torço para que ela mantenha a palavra!

Ela enfrentará algumas dificuldades, como a imensa dívida pública que está herdando de seu padrinho político, o presidente Lula. Assim, como ela irá escolher a equipe de governo? O que acontecerá? Ninguém sabe pois ela é uma incógnita, afinal, nunca foi eleita pela população para nenhum cargo público, apenas indicada para os cargos comissionados... Hoje, disse que irá abraçar aos partidos da base aliada, mas selecionará políticos com conhecimento técnico e "olhar humano".
Dívida pública é a dívida contraída com os gastos do governo, não os gastos em obras, mas os gastos pessoais, como funcionalismo e despesas de gabinetes, etc... Dívida externa é a dívida contraída de empréstimos feitos ao país por fundos internacionais. Ao contrário do que o PT "arrotava" pra todo mundo ouvir, o Brasil ainda continua com uma dívida externa enorme nunca antes na história desse país! É que diziam que eliminaram a dívida externa, mas não é verdade! O que aconteceu é que os investimentos brasileiros no exterior e os fundos de reserva externos no Brasil, SO+MA+DOS, superam o valor da dívida externa atual. Assim, economicamente falando, se o país resolver dar um calote, há como os investidores recuperarem o dinheiro.
José Serra sai enfraquecido? Acredito que não... afinal, o PSDB saiu como o partido com o maior número de governadores e o próprio Serra, mesmo perdendo a eleição, obteve mais votos do que Geraldo Alckmin na eleição de 2006, quase 6 milhões a mais. O PSDB também venceu em mais estados do que em 2006 e em 2002.
Neste ano, Serra venceu no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre, Roraima e Espírito Santo, somando 11 estados. Geraldo Alckmin, em 2006, venceu no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Roraima, somando 7. E, novamente, Serra, em 2002, venceu apenas em Alagoas.

José Serra, ontem, em São Paulo, capital, fazendo o seu discurso de congratulação a nova presidente eleita e agradecendo à militância e aos eleitores, foto de Mariana Oliveira










O PT local (vulgo, o deputado federal André Vargas) já disse que Richa sai enfraquecido porque não conseguiu cumprir a promessa de dar 1 milhão de votos a favor de Serra aqui no Paraná... MAS, foi aqui no Paraná que o Serra obteve as maiores votações nas cidades com mais de 200 mil eleitores, Londrina foi o recorde nacional, Ponta Grossa foi a 3ª colocada, Curitiba em 6º e Maringá ficou em 8º. Logo, demonstra que o nosso futuro governador tem muito apoio nos grandes centros urbanos do estado.

O quê vemos pela frente? Ninguém saberá, mas acredito na real possibilidade de Aécio Neves (PSDB) ser um nome forte para 2014... O PT mesmo vencendo com 12% de diferença, teve dificuldades e Aécio aparece como um candidato forte nessa eleição, pois não só se elegeu tranquilamente como senador, mas também fez o governador Anastasia (que estava em 3º lugar no início da eleição) e ajudou a eleger o colega de Senado, o ex-presidente Itamar Franco (PPS). Porém, ele não conseguiu a vitória de Serra em Minas Gerais...

As novidades dessa eleição foram a Lei da Ficha Limpa e o voto transitório. Porém, como ainda era uma experiência, esperamos que o voto transitório seja mais flexível nas próximas eleições, pois quem não votou no 1º turno, não conseguiu votar também no 2º turno... afinal, como que a pessoa iria saber que haveria um 2º turno e como saberia também que estaria viajando? É bom que se estenda para outras cidades porque nesse ano foi válido só nas capitais. A "Ficha Limpa" veio para ficar mesmo, semana passada, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou procedente a impugnação do senador eleito pelo Pará, Jader Barbalho (PMDB), assim, iria assumir o 3º colocado, Paulo Rocha (PT), mas ele também foi considerado impugnado e quem irá assumir é o 4º colocado, Marinor Brito (PSol).

Ah, teve também o sepultamento do título de eleitor em si... O documento (título de ELEITOR) que é necessário para inúmeros outros fins, não tem validade alguma para as ELEIÇÕES!!! Irônico, não? É que o STF também julgou desnecessário a apresentação dele para votar, bastasse um documento com foto...

O quê a eleição presidencial influi para o Paraná? E para Londrina??? Ambos rejeitaram as propostas petistas e apoiaram os tucanos - Paraná com mais de 55% e Londrina com mais de 75%! Assim, acredito que não muda muita coisa... Como assim? O Paraná elegeu 2 senadores da base aliada da futura presidente Dilma e o futuro governador Richa demonstrou ser bastante articulado quando foi prefeito de Curitiba, então, acredito que não enfrentará dificuldades. A própria Dilma também disse que não irá tratar diferentemente os governadores de oposição... até mesmo porque ela não é besta, né? A oposição criou um racha no meio do país!
Subindo o mapa, temos Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Roraima e 2 estados no Nordeste, Alagoas e Rio Grande do Norte, ou seja, uma verdadeira divisão no meio do país.
Resumindo, eu realmente torço para que Dilma faça um ótimo governo para os BRASILEIROS e BRASILEIRAS! Tomara que ela saiba aproveitar a chance e não deixe o partido influenciar demais no governo... Tomara que ela tenha sabedoria do que é ser um estadista, e com outro viés, uma mulher! Parabéns a ambos, Dilma pela conquista e Serra pela luta! E ficam também as minhas congratulações a Marina que saiu, a meu ver, mais fortalecida que qualquer um, pois Serra perdeu e Dilma só pegou carona... Marina foi a única que cresceu por si só!

3 comentários:

Marcel disse...

Acabei de ver uns dados curiosos sobre o resultado das eleições na Folha de São Paulo...

A oposição tb está com o Amazonas, pelo PMN. Assim, a oposição está governando com 54% dos eleitores!

O PSDB venceu o governo em 8 estados: PR, SP, MG, GO, TO, PA, RR e AL.

O PSB, da situação, venceu em 6 estados: ES, PE, PB, CE, PI e AP - inclusive, o PSB além de ser o segundo partido em número de governadores, foi o q mais venceu no Nordeste!

O PMDB e o PT ficaram com 5 governadores cada um, o PT venceu no RS, BA, SE, DF e AC, e o PMDB venceu no RJ, MS, MT, RO e MA.

Menores, mas não menos importantes, o DEM e o PMN venceram com 2 estados e 1 estado, respectivamente. Sendo o DEM com SC e RN, e o PMN, como disse antes, com o AM.

Cibele Kowalski disse...

Gostaria de acrescentar um comentário a respeito do voto transitório.

Segundo o site do TRE o eleitor que estivesse viajando por outras capitais teria o direito de fazer o voto transitório desde que se cadastrasse no site até a data de 15 de agosto de 2010.

O fato de ser apenas em capitais já me deixou intrigada, mas o pior é a data limite estipulada pelo TRE, ou seja você teria que ter uma bola de cristal para prever que haveria segundo turno e que o mesmo iria se realizar no dia 31 de outubro e que por coincidência do destino você justamente nessa data (próxima de um feriadão) estaria viajando!!!

Mesmo querendo muitíssimo votar para a oposição do governo atual, acabei resolvendo ir viajar e tendo que justificar meu voto, detalhe eu fui para uma capital, ou seja se não fosse a data absurda estipulada pelo TRE eu poderia ter votado.

A justificativa de voto é a coisa mais simples de se fazer, você chega a qualquer seção, pega uma folha bem pequena onde você tem q preencher seu nome, título de eleitor e filiação. Até ai tudo bem, só que ao entregar a sua ficha de justificativa você pensa que o mínimo seria apresentar o seu titulo de eleitor ou o documento de identidade comprovando que você é realmente você, porém ninguém em nenhum momento pediu nada disso!!!
Justifiquei meu voto numa seção que o numero de eleitores que estavam justificando era mais que o dobro de quem realmente votava lá, e todos que estavam comigo não precisaram se identificar!
É lamentável o descaso do governo brasileiro para cada eleitor, apesar de não me espantar. Infelizmente saio dessas eleições me achando que estou nariz de palhaço, e com a certeza absoluta de que o voto de cada eleitor não serve de nada se o sistema de eleição não mudar.

PSDB 45 disse...

É hora de agradecer, em nome do PSDB, os votos, a confiança e principalmente o trabalho que todos vocês - candidatos, colaboradores, militantes e simpatizantes - fizeram nas ruas e na internet. Foi com a força de vocês que o PSDB saiu maior, mais forte e mais unido destas eleições de 2010.

Elegemos oito governadores de importantes estados e mantivemos bancadas representativas no Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas. Para presidente e vice, nossas propostas receberam o apoio de 43,7 milhões de brasileiros.

Vocês sabem que nada nesta caminhada foi fácil. E nós sabemos que sem vocês não teríamos força para chegar aonde chegamos. Sabemos também que temos pela frente a tarefa de fazer o nosso partido avançar muito mais na sua organização e na sua integração com a sociedade.

Nunca fomos, e não seremos agora, a favor do quanto pior melhor. Entretanto, as urnas deram ao partido a obrigação de fazer uma oposição forte, sem concessões. E para defender bandeiras como a defesa da liberdade de pensamento e do respeito às leis, nós precisamos, mais do que nunca, da ajuda permanente de vocês.

A luta pela democracia não se faz só em época de eleição, mas todos os dias; em todos os lugares, reais ou virtuais. Para essa grande tarefa de fiscalização do governo e de difusão dos nossos ideais, contamos com vocês.

Muito obrigado,

Forte abraço,

Senador Sérgio Guerra (PE)

Presidente Nacional do PSDB