sexta-feira, 1 de abril de 2011

Londrina 2034... verdade ou mentira?

Aproveitando o 1º de abril, comentarei sobre um projeto lançado na comemoração dos 70 anos da nossa cidade, em 2004. Chamado de "2034: Londrina 100 anos", tal projeto é de autoria do Arquiteto Christian Steagall-Condé e foi idealizado justamente para gerar um ponto de interrogação nos londrinenses para refletirem sobre como anda a sua percepção de viver em sociedade, assim, tentar fazê-los enxergar que a coletividade pode trazer inúmeros benefícios - pequenos ou grandes, só basta ter vontade. Assim como, alguns malefícios também...

É interessante também notarmos uma leve "cutucada" ao papel do urbanista e, principalmente, dos administradores públicos (vulgo, prefeitos, secretários, etc...), que muitas vezes deixam os anseios da comunidade de lado em prol de interesses próprios.

Christian trabalha imagens reais e faz outros croquis imaginando como seria Londrina quando completasse 100 anos de emancipação, em 2034. Utopismo? Sim, claro... Mas, repito, o quê vale aqui é a crítica bem humorada para refletirmos sobre o nosso papel na cidade e como isso afeta o nosso habitat.

CathedRail Corp. - Otimização dos negócios imobiliários-religiosos: Londrina reciclando seus edifícios históricos











"CathedRail: queda de renda na arrecadação do estacionamento instalado no subsolo do Galpão Graneleiro Central obriga a AP-AVE (Associação dos Prelados à Vereança) negociar um comodato de 150 anos com o Trem-Bala Jatahyzinho-Seamcown-Catuaí-Nova Dantzig."

DVD Bulk Niemeyer - Shopping Trans-rodoviário do Mercosul: Londrina ampliando seus serviços públicos











"Demanda: com quase 3.000.000 (três milhões) de habitantes residentes no município conurbado de Londrina-Nova Dantzig e Ibiporã, algumas das super-estruturas requerem expansão controlada, como as três novas plataformas adicionadas ao projeto de Oscar Niemeyer."

MetromExpress Ltd. - Assahi-NeuDantzig-Arapombas-Maringado: Londrina inaugurando seu transporte de massa


 
 
 
 
 
 
 
 
"Trem-minal Central: às 16h45 do dia 10 de dezembro de 2034 cai a última árvore urbana do Centro de Londrina, devido à instalação de um quiosque de reparos de capinhas de laptops de pulso. É inaugurada a 2ª linha do metrô de superfície LDA-Nova Dantzig."
 
Floresta urbana - 35 Milhões de Árvores Exo-Nativas: Londrina protegendo o Meio Ambiente

 
 
 
 
 
 
 
 
 


"Floresta urbana: com a organização de biólogos, geógrafos, sociólogos, psicólogos, oncologistas, engenheiros agrônomos e arquitetos foi fundado o movimento 'URBANA', que se ocupa da Preservação Histórica e da Sobrevivência do Homem Contemporâneo."
 
BabiLondon - Arborização em coberturas: Londrina e sua arborização
 
 
 
 
 
 
 
 
 



"Airborização: com o fim dos espaços públicos, agora nas mãos das Concessionárias de Ruas, Parques & Calçadas, só restam  os topos dos edifícios das áreas liberadas para forte adensamento, como solução paliativa para a poderosa 'máfia' especulativa urbana."
 
Carrefive - Moradías paulistanas: Londrina recebendo bem

 
 
 
 
 
 
 
 
 


"Diáspora paulistana: com a eclosão do êxodo paulistano ocorrido após a conurbação com o Rio (somando-se mais de 40 milhões de paulistocas), novos habitantes são rapidamente incorporados à rotina londrinense de 'bem receber', respeitando a cultura dos recém-chegados."
 
AirBuilding - Mais negócios, mais serviços, mais vetores: Londrina agiliza seus contatos
 
 
 
 
 
 
 
 
 



"Edifício Aeroporto: com a expansão vertical descontrolada dentro do Cone de Aproximação de Aeronaves, a construção de uma pista auxiliar sobre o Centro da cidade agiliza os negócios, gerando espaços habitacionais e áreas protegidas do Sol e da chuva, em ruas sem árvores."
 
Villagio de Venezia - Investimento ialiano em áreas centrais deterioradas: Londrina atraindo a força do capital estrangeiro

 
 
 
 
 
 
 
 

"Seduções venezianas: graças aos protocolos internacionais de Origem Controlada, Londrina enriquece mais uma vez com o 5º Ciclo Cafeeiro, transformando-se num grande centro comercial mundial, como já havia ocorrido com a cidade de Veneza pós-medieval de 1500."
 
Crossdresser St. - Ruas subterrâneas + Super-quadras verdes: Londrina re-inventando a lógica urbanística
 
 
 
 
 
 
 
 



"Solo criado: crescentes demandas por naturismo e ecologias urbanas da sociedade organizada, associados com reinvindicações de caráter ambiental, tranformaram determinados bairros londrinenses centrais no oposto do que indicava o 28º Plano Diretor da Era Moderna."
 
Red Gate Pensil - Ponto de visitação para turistas estrangeiros: Londrina implantando super estruturas

 
 
 
 
 
 
 
 


"Turismo: com a participação das Concessionárias Rodoviárias, uma imensa Ponte Pênsil sobre os lagos Igapó I e Igapó II é construída para o deleite somente dos turistas, pois a cabine de pedágio para uso da ponte exibe preços proibitivos para os moradores londrinenses."
 
K-Zone Palaphittes - Pró-Patrimônio Histórico Vernacular: Londrina respeitando o passado
 
 
 
 
 
 
 
 
 


"K-Zone Palaphittes: pressão imobiliária intensa sobre áreas remanescentes de bairros históricos londrinenses promovem massiva re-ocupação de áreas nobres centrais (já estruturadas com vários equipamentos urbanos) via benefício de Solo Criado e Trocas Fundiárias."
 
Multivia SP280 Autolatina Castelo Branco-Celso Garcia Cid - Rodovia Trans-Pedagiada de Santos à Antofagasta: Londrina, assim como São Paulo, não pode parar


 
 
 
 
 
 

"Autolatina: descasos sistemáticos nos fundos de vale permitem às Empreiteiras Civis-Automotociclísticas o veto nas áreas 'non-aedificandi', atendendo aos pedidos da Ilma. Presidenta da República, por obras geradoras de empregos à massa carcerária flutuante de 3 milhões de cativos."
 
Em busca de Deus - Corrida Arquitetônico-Religiosa: Londrina, naturalmente ecumênica


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


"Guerra dos Arranha-Céus: Como numa competição para ver quem chega mais próximo de Deus, as religiões iniciam a verticalização de seus muitos templos urbanos."
 
Imagens de Christian Steagall-Condé.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante e bem realizado. O cidadão deve pensar a cidade e qualidade de vida que deseja.

Anônimo disse...

MAGISTRAL! Leitura obrigatória para estudantes, politicos, engenheiros, geógrafos, arquitetos, padres, imobiliaristas, empreendedores e biólogos interessados no destino de uma bela cidade, que está ficando igualiznha às outras, no que elas detém de pior.