segunda-feira, 4 de abril de 2011

Você sabia? (cidades irmãs)

A seção "Você sabia?" fará nesse 14º post uma homenagem às cidades irmãs de Londrina.

A mais óbvia e conhecida é a japonesa Nishinomiya, pois há a praça em homenagem a ela nas proximidades do aeroporto, quase em frente, né? Existe o acordo entre as 2 cidades desde 1977 e a construção deste espaço em 1988 é resultado dessa parceria.
Projetada pelo Arquiteto e Urbanista Humberto Yamaki, a Praça Nishinomiya simula os jardins zen japoneses. O polígono central faz uma releitura contemporânea de toris, os portais japoneses. A lanterna japonesa secular, chamada de kasugatoro, foi doada pelo Japão e faz parte do patrimônio da atual praça.
A mais antiga correlação de Londrina com outra cidade do exterior data de 1976 com Toledo, no estado de Ohio, nos EUA, e a mais nova é León, na Nicaraguá, em acordo cultural existente desde 2004. "E pra quê serve uma cidade irmã?" - perguntariam alguns... eu também me perguntava bastante isso, até que descobri recentemente... São relações diplomáticas entre Londrina com outros países, desde representantes de uma cultura instalada na cidade e intercâmbio cultural, até de acordos comerciais.

Geralmente, as cidades selecionadas possuem características semelhantes, como população, economia, referências históricas, etc... Além das citadas, há outras 4 cidades irmãs! Elas não possuem praças em homenagem a elas, mas existem formalmente. Confira as irmãs de Londrina pelo mundo:

América do Norte
A moderna Toledo, em Ohio, nos EUA. Acordo firmado desde 1º de abril de 1976, a cidade possui uma efervescência cultural com museus e universidades, e mais de 300 mil habitantes.








América Central
A pacata e histórica León, na Nicarágua. Irmã de Londrina desde em 8 de julho de 2004, visa fomento cultural com países da América Latina e possui aproximadamente 200 mil habitantes.










Ásia
Nishinomiya, no Japão, desde 11 de maio de 1977. A cidade com quase 500 mil habitantes possui uma enorme densidade demográfica, por estar entre Osaka e Kobe, algumas das maiores cidades japonesas. A relação cultural é a mais produtiva de todas as outras cidades irmãs.




A turística e litorânea Nago, também no Japão, irmã de Londrina desde 9 de julho de 1993 e possui 70 mil habitantes.











Zhenjiang, na China, com mais de 600 mil habitantes. O acordo firmado em 15 de agosto de 1994 tem como objetivo laços econômicos e educacionais com aquele país.









Europa
A histórica Guimarães, em Portugal, berço da nação portuguesa. Acordo existente desde 27 de setembro de 1985 com a cidade de quase 200 mil habitantes. Relação histórica com os portugueses.








A milenar Módena, na Itália, cidade de 200 mil habitantes, irmã de Londrina desde 6 de novembro de 1992. Visa estreitar laços culturais com os italianos e promover intercâmbio cultural.










Algumas outras curiosidades... nenhuma das irmãs japonesas de Londrina foram atingidas pelo tsunami de março deste ano, mesmo ambas estarem no litoral. Porém, Nishinomiya sofreu com o terremoto de Kobe, em 1993. Nago é um paradisíaco ponto turístico internacional ao norte do Japão. León já foi capital da Nicaraguá. Toledo possui uma grande universidade americana e uma agitada vida cultural. Módena data de 300 a.C. e, inclusive, é a sede e a fábrica da Ferrari. Zhenjiang também é milenar e está às margens do rio Yang-Tsé, o rio mais importante da China e o 3º maior do mundo, além também de ser um importante centro de pesquisa chinês. Guimarães é conhecida como o berço da nação portuguesa, pois foi a partir dali que Portugal expandiu-se para o sul.

Mudou alguma coisa na vida de vocês? Sinceramente... não muito na minha, pelo menos, mas achei interessante saber que Londrina possui relações diplomáticas com tantas cidades pelo mundo e que podemos aproveitar esses frutos algum dia, seja com tratados econômicos, como com intercâmbios culturais. Pena que pouca gente sabe disso e acredito que muito menos saiba como aproveitar esses acordos...

Fotos de autores desconhecidos.

Nenhum comentário: