segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jardim Botânico... bucolismo ou utopismo?

O Jardim Botânico de Londrina entra na segunda fase de obras, na qual incluirá novas edificações de pesquisas para os técnicos e recreação para os visitantes. Mas, afinal, o que é um Jardim Botânico? Teoricamente, é um local para pesquisas botânicas (óh!). Porém, como ocupavam grandes áreas verdes e as cidades foram crescendo ao seu redor, eles acabaram tornando-se parques em muitas cidades, como o Rio de Janeiro. Em Curitiba ele é apenas um parque, há um centro de pesquisa bem tímido no local pois a área de mata nativa é minúscula e toda a volta já está ocupada por edifícios.

Há quem diga que o Jardim Botânico daqui é uma obra eleitoreira na tentativa desesperada do ex-governador Roberto Requião tentar recuperar eleitores na cidade (Londrina possui uma elevada taxa de rejeição ao Requião, algo beirando os 70% conforme vimos nas últimas eleições). Vamos aos fatos... O Jardim está feito, ou pelo menos encaminhado, o projeto é muito bonito (conferi a apresentação), porém, está longe demais das pessoas e não há NADA ao redor... Por que tão longe? Presumo que queriam uma área com mata nativa próxima e gratuita, afinal, o terreno foi doado pelo Iapar, que é do governo estadual.

Mas também há outro fato aqui... Londrina está crescendo e já não tem muitas opções de área. Ao norte já está chegando na fronteira, ao oeste já encostou em Cambé faz tempo, ao leste está encostando em Ibiporã, portanto, só restou ir para o sul. Olhando o mapa de Londrina, vemos que o município é muito grande para o sul e o novo Plano Diretor já prevê isso também.

Assim, o Jardim Botânico está estrategicamente locado para impulsionar o crescimento da cidade naquela direção. Os condomínios horizontais fechados atrás do Catuaí Shopping meio que barraram o crescimento de Londrina naquele lado (falha de planejamento urbano... #fail), a cidade precisava de outra alternativa para ir rumo ao sul, mas como? "Oras, vamos fazer um catalisador aqui e uma grande avenida ligando-o, em breve, muitas construtoras e pessoas ficarão interessadas em construir e morar aqui." - provavelmente, este foi um pensamento resumido de algum planejador urbano da Prefeitura (contextualizando... "catalisador" em urbanismo refere-se a algum elemento ou obra que gere potencial de atração de pessoas).

O planejador que teve a idéia de locá-lo lá, podia ter pensado também: "Precisamos de um viaduto..." - é crucial o viaduto da av. Harry Prochet com a PR-445 para que haja sucesso na ocupação daquela região. Ah, depois que cruza a rodovia, a avenida muda de nome, passa a chamar av. dos Expedicionários (por quê? pra quê? só serve pra confundir mesmo...). Mas essa já é outra novela, pois ainda nem acabou a novela do viaduto da av. Ayrton Senna (outra que mudou de nome ao cruzar o lago...).

Escadarias e rampas de acesso, bem construído e acabado até agora...











Edifício da administração logo na entrada, ainda não está aberto ao público, sem banheiros até agora...












Temos um Jardim Botânico e é muito bonito o espaço, porém o governo agora parece estar enrolando a população para começar a segunda fase sob o pretexto de que o espaço não está tendo visitantes suficientes. Oras, não há estrutura pra atender os visitantes adequadamente! O que só irá acontecer após a segunda fase de obras... #fail

Lógico que Londrina possui outras prioridades, mas já que começaram, vamos terminá-lo, NÉ? O título é uma referência ao fato de existir nada lá - bucolismo - e ao fato de se realmente Londrina irá crescer naquela direção - utopismo. Afinal, mesmo esse crescimento direcionado sendo planejado por urbanistas, nem sempre a população ou o mercado imobiliário abraçam essas decisões.

Lá embaixo ainda estão enchendo parte dos lagos e lá no fundo serão as estufas para pesquisas...
Trilhas asfaltadas no meio da mata (sim, é a minha sombra...), aos poucos, as pessoas começam a utilizar o espaço para fins recreativos...










Ponte sobre o riacho canalizado, que abastece os lagos represados e desemboca no canyon com 90m de profundidade logo ao lado, mas não é acessível...










O espaço todo terá anfiteatro ao ar livre, auditório, restaurante, sanitários, sala de exposições, estufas (orquídeas, bromélias e mata atlântica), insetário, arboreto e jardins temáticos (francês, japonês, mexicano, islâmico, azul, prata, vermelho e branco). O projeto arquitetônico e paisagístico é de autoria do escritório do Arquiteto Orlando Busarello, de Curitiba.

Fotos do autor.

3 comentários:

Heldia disse...

De fato, o local deverá ser muito mais visitado quando dispuser de infraestrutura para isso.
Fica complicado passar algum tempo num local tão afastado, que não dispõe de um wc sequer, nem um bebedouro... especialmente com crianças.
Mas é bonito, agradável e nossa esperança é de que no final valerá a pena. Mesmo que a princípio a idéia tenha tido um cunho eleitoreiro, Londrina precisa disso e muito mais, pois a falta de locais decentes para lazer é um fato marcante numa cidade desse porte. Tomara que a conclusão aconteça logo... se lá tivermos banheiros decentes já será uma vitória, pois o Igapó deixa muito a desejar nesse aspecto!!

Marcel disse...

Pois é, Heldia...

Pelo q vi no projeto, os banheiros serão bem locados pelo parque.

As estufas já começaram a construir lááá no fundo, inclusive, acho q tiveram problemas com a fundação ou não fizeram o levantamento de solo pq estão fazendo algo "monstro"! Sapatas para suportarem um prédio de 12 andares, por exemplo...

Já o prédio com o centro de convivência dos visitantes ainda nem começaram... idem o insetário, o arboreto e os jardins temáticos.

Quem sabe, agora q acabou a eleição, aumentem a velocidade das obras... apesar de q agora é final de governo tb, né? Há um mal costume por deixar paradas obras q não irão ficar prontas até o final do mandato, deixando a bomba pro próximo governador...

Roberto Junior disse...

Eu torço para que a construção prossiga (aliás, está ou não parada atualmente?). Precisamos cobrar através dos meios de comunicação a sua conclusão. Londrina, e todos nós merecemos!