segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Importante! Votação do CAU!

Para quem acompanha o blog desde o início, já deve saber que sou favorável a criação do CAU, que é o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, desvinculando a minha profissão do sistema CREA/Confea, que nada faz por nós e só nos desvaloriza... Mas, para quem não acompanhava, eu explico de novo!

Assim, conforme eu tinha adiantado no post "Importante! Emenda distorce o CAU!", as sociedades civis organizadas de classe, representadas pelo Colégio Brasileiro de Arquitetos e Urbanistas (CBA), estão novamente fazendo campanha para que os profissionais e até mesmo as pessoas em geral (afinal, o conselho é também pra defender a sociedade de maus profissionais) assinem o manifesto a favor da unicidade profissional que pretendem com o CAU.
É que havia uma emenda que distorcia isso... colocava no mesmo patamar de urbanistas pessoas que faziam pós-graduações na área... o que é um tremendo ABSURDO! Mas, o meu manifesto sobre isso já está no post que citei anteriormente, então, é válido pra quem tiver interesse em participar que dê uma lida nele, por favor.
Projeto de Lei 4.413/2008, que cria o CAU, vai para a votação da Câmara dos Deputados amanhã, dia 16 de novembro. O projeto já passou por unanimidade pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara. Agora, está passando pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), onde foi que o dep. federal Mauricio Rands (PT-Pernambuco) colocou a emenda que eu citei no parágrafo anterior. E aqui também surgiu outra emenda do dep. federal Bonifácio de Andrada (PSDB-Minas Gerais).
Lembrando que essas emendas passarão por votação amanhã! Elas ainda não são definitivas!
O CBA destaca que as 2 emendas distorcem o princípio de unicidade profissional, na qual é o embasamento principal para a criação do conselho uniprofissional, sendo o maior motivo que fez a Arquitetura e Urbanismo querer sair do sistema CREA/Confea!!! Assim, o Colégio de Arquitetos e Urbanistas pede que todos os profissionais e a sociedade façam uma mobilização para que assinem o manifesto contrário a essas emendas e que reforcem o apelo para os deputados votarem com celeridade e de acordo com o objetivo do CAU!

Clicando nesse link, vocês podem assinar o manifesto, ler a carta do CBA repudiando as emendas e a carta do Arquiteto Oscar Niemeyer convocando todos os profissionais e lembrando a luta que é a criação do CAU, que vem desde a década de 40-50...

Assim, todos estarão fazendo uma escolha bem informada e consciente da importância desse conselho para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo e também para a sociedade! Afinal, como eu disse anteriormente, todos podem assinar, pois a criação de um conselho uniprofissional ajuda a evitarmos abusos de profissionais e a regulamentar melhor a profissão para que a sociedade possa também cobrar mais e saber de quem é a responsabilidade por determinadas ações.

Um comentário:

M.I. disse...

Ja votei.. e encaminhei um e-amil q recebi tbem pra galera dos 4 cantos do brasil q conheço de encontros... vamos lá galera. cada um fazendo sua parte!!!!!