quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Abram as porteiras... começa a ExpoLondrina!"

Hoje, dia 7 de abril, começa a 51ª Exposição Agropecurária e Industrial de Londrina, a ExpoLondrina, e vai até o próximo domingo, dia 17.

Sendo um dos mais esperados eventos do ano, a Expo trará muitas novidades na área tecnológica, vários leilões e julgamentos de animais, seminários e palestras para agricultores e produtores rurais, competições hípicas, alguns shows e rodeios, além das atrações rotineiras, como as praças de alimentação, os pavilhões de importados e o parque de diversões. Ano passado também teve várias apresentações artísticas pela proximidade com o Filo (ver post "Você sabia? (Filo)").
Por curiosidade, os shows deste ano são Exaltasamba (ainda existe isso???), Fernando & Sorocaba (valorizando os pés-vermelhos, né?), Gustavo Lima, Marcos & Belluti, Eduardo Costa, Tony & Renan, Jorge & Mateus, João Bosco & Vinícius, Paula Fernandes, Jeann & Julio e Guilherme & Santiago.
Há quase 3 semanas atrás, no dia 20 de março, teve a  Cavalgada por algumas avenidas da cidade, a fim de chamar a população para a proximidade do evento. A cavalgada deste ano contou com 1745 cavaleiros e amazonas, divididos em comitivas de várias regiões do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Existe desde a edição de 2008 e foi idealizada pelo saudoso Jornalista Paulo Ubiratan para resgatar o espírito do campo de Londrina quando ainda era uma vila.

A "Catita" da Viação Garcia, velha conhecida dos pés-vermelhos, puxando a cavalgada de 2011, foto da SRP











A Sociedade Rural do Paraná (SRP) - organizadora do evento - espera superar os números do ano passado, tanto em visitantes, como em negócios realizados. A meta deste ano é atingir 1 milhão de visitantes no Parque Ney Braga e mais de R$200 milhões em negociações!
Muitas empresas costumam fazer alguns lançamentos na Expo, como foi algumas vezes no passado. Lembro de um ano em que a Chevrolet lançou o novo Vectra, através da concessionária local Metronorte.
Apesar de muita gente olhar torto para a Expo, ela ainda é um dos maiores difusores do nome de Londrina para todo o Brasil e também para a América Latina, pois é a maior exposição do gênero nesta parte do continente. Neste ano, conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, do Governo do Paraná, do Governo Federal, Brahma, Petrobrás, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Unimed - Odonto.

Tradicional "Festvial de Balonismo" colore o céu de Londrina durante alguns dias da Expo, foto de Pedro Wagner










Sempre presente no evento, a "Esquadrilha da Fumaça" encanta crianças e adultos, foto da SRP










Mesmo sem novidades há anos, o parque de diversões da Expo está presente na memória de praticamente todas as crianças de Londrina, foto da SRP









Outra tradição é a escolha da "Rainha da Expo" e a deste ano é Marcella Oguido D`Andrea, foto da SRP










Shows são responsáveis pelo maior movimento de pessoas e novamente contará com o "Camarote Brahma Super Bull", foto de autor desconhecido








Os leilões de corte ou de elite movimentam a maioria dos negócios da Expo, foto da SRP











Vista aérea parcial do Parque Ney Braga, os stands nos quarteirões sempre mostrando o quê há de novo na indústria e no comércio, foto de autor desconhecido








Alguns dizem "É o único lugar que pobre paga pra ver o que rico tem!", mas acho isso uma tremenda bobagem... A feira é para mostrar o quê há de melhor no mercado para o ramo, afinal, apesar da industrialização precoce e do pujante setor comercial, ainda somos bastante rurais e a cidade depende muito disso também! Fora a tradição que ela representa, né...

Assim, com bota ou sem bota, com chapéu ou sem chapéu, com fivela ou sem fivela, a ExpoLondrina é para todos os londrinenses! Aproveitem os shows e olhem as novidades da maior festa do campo... na cidade!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Se aqui há folego pra uma exposição desse tamanho, é sinal de que há MUITO dinheiro circulando na região! É o nosso "termometro"

Marcel disse...

Ah, esse ano tb terá apresentações do Filo e do FML (Festival de Música de Londrina) espalhadas pelo Parque Ney Braga.

Negócios, lazer, alimentação e cultura tb na Expo! :-)

L.O. disse...

Amoooo!