terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Mauro de Souza Maciel falece em Maringá...

O Prof. Maciel, meu pai, faleceu ontem, dia 9 de dezembro, em Maringá.

Maciel, como era conhecido por todos, estava a trabalho do Colégio Nobel no plantão de professores realizado na cidade por causa do vestibular da UEM. Vítima de um aparente enfarte fulminante, não resistiu aos 64 anos... sendo uma surpresa a todos por não haver nenhum histórico que pudesse prever o triste ocorrido.

Era londrinense, nascido aos 27 de fevereiro de 1949. Passou uma pequena parte de sua infância em Paranavaí e voltou a Londrina, onde cresceu na Vila Brasil, formou-se em Psicologia na UEL e passou também a lecionar aulas de inglês. As aulas o fizeram conhecer minha mãe, Emília, que foi sua aluna e casaram no ano de 1981. Tiveram 2 filhos, minha irmã Mauren, em 1982, e eu em 1985, ano também que mudaram para Apucarana a trabalho. Depois passaram 1 ano em Campo Mourão por conta da transferência da minha mãe e retornaram a Londrina desde 1993.

Durante todos esses anos, o Prof. Maciel continuou lecionando e deixou sua marca em cada cidade que passou. Teve como principais passagens o antigo Colégio Canadá de Londrina, Escolas Fisk de Londrina e Apucarana, e ainda lecionava no Colégio Platão (antigo Colégio Canadá), Colégio Mater Dei (ambos em Apucarana) e nos Colégios Nobel de Maringá e de Londrina, onde foi também diretor (teve uma passagem também pelo Colégio Nobel de Paranavaí, entre tantos outros pela região nesses mais de 40 anos de carreira). Em paralelo, foi representante da EF Cursos de Idiomas no Exterior, levando centenas de alunos a cursarem língua inglesa ao redor do mundo - principalmente nos EUA, onde por diversas vezes viajou acompanhando as turmas.
Essa experiência com as viagens aos EUA fez com que em 1998 iniciasse um grupo com estudantes para visitar a Disney e demais parques temáticos da Florida. No 15° grupo deste ano, pude acompanhá-lo durante minhas férias e guardo como uma das últimas lembranças boas dele. 
Fica o legado do professor e pai severo com as responsabilidades, os horários, mas ao mesmo tempo brincalhão descontraído... adorava uma piada com o grupo de amigos, alunos e a família. Gostava também de aconselhar e ajudar os que estavam ao seu redor, à sua maneira, sempre dando um jeitinho. Opinava sobre tudo, mas não por mal e, sim, para participar da vida de cada um.

Este é o outro legado de meu pai... era o elo da Família Maciel, fazendo questão de reunir os parentes nos almoços e comemorações, além do café da tarde de todo sábado na casa da vovó Mathilde para contarem os causos da semana e relembrarem histórias do passado - o "five o'clock tea", brincava com meus tios, mas que nunca teve chá! (rs)
Junto com meus tios, aprontavam diversas brincadeiras nos anos 50-60 pelas ruas da Vila Brasil, histórias que provocavam muitas risadas pela lembrança quando reuniam os familiares. Inclusive, Dona Mathilde Henriques Maciel é pioneira de Londrina, moradora viva mais antiga do bairro e foi casada com Seo Lino de Souza Maciel, meu avô falecido desde 1992, também pioneiro.
Hoje, 10 de dezembro, aniversário de 79 anos de Londrina, a cidade diz adeus ao seu filho pé-vermelho, que me ensinou tanto a valorizar a nossa terra e contribuiu com a minha politização precoce. Mauro deixa esposa, 2 filhos, vários familiares que tanto admiravam sua presença e milhares de alunos e amigos. Descanse em paz, Pai!

3 comentários:

Eloisa Rodrigues disse...

Querido Marcel,

Que sorte ele teve de ter um filho como você! Pude compartilhar sua amizade nos seus anos de Faculdade, e apesar de longe estamos sempre em contato! Bela homenagem à estrelinha que agora brilha no céu! Beijos no seu coração, e muito conforto nessa hora de dor!

Anônimo disse...

Querido Marcel,
Minha mae foi aluna do Prof. Mauro nas Escolas Fisk na decada de 90. Eu tbm estudava la e sempre o encontrava nos corredores, batendo papo com alunos, pais e outros professores. Apesar de ser muito nova na epoca, sempre o tive como um homem bom e muito querido por todos. Meus pesames a vc e a sua familia.

Anônimo disse...

Olá Marcel!

Chorei muito ao ler essa carta lembrando do prof. Maciel, de sua alegria, de seus ensinamentos, de nossa última viagem à Disney. Que ele descanse em paz e que Deus conforte você e sua família.

Claudia.