A cidade menina do norte do Paraná completa 77 anos hoje, dia 10 de dezembro! A Pequena Londres, ou melhor, a "Filha de Londres", ou a antiga "Capital Mundial do Café", são tantos apelidos que surgiram do apogeu do café, da fundação britânica e da terra vermelha, que caracterizou todos os londrinenses... pés-vermelhos!
George Graig Smith, Arthur Thomas, Lord Lovat... São nomes fora do nosso cotidiano, mas que aqui fundaram a cidade em 1929, que mais tarde tornou-se município, em 1934. Não tivemos colonização britânica, como muitos insistem em dizer, apenas fundação inglesa.
Mas, como alguns historiadores costumam dizer, a mais bem sucedida ocupação de terras do mundo - de capital inglês - aconteceu na nossa região, pela Cia. de Terras Norte do Paraná (CTNP). Através de um ramal ferroviário, os ingleses foram fundando cidades a cada 10-15km ao longo da linha de trem, junto com ela vinham também os projetos urbanísticos, que foram sendo aprimorados a cada novo plano. Assim, surgiu Londrina e o nome foi dado em homenagem a Londres, obviamente, pois aqui era a sede da CTNP e foi a 1ª implantação, que depois passou também por Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Maringá, Umuarama, Paranavaí até Cianorte (cujo nome também é uma clara referência a companhia), entre outras.
Alguns dizem que o nome foi também escolhido por causa das neblinas constantes, que lembram muito o fog de Londres e, por isso, resolveram homenagear a capital inglesa... mas muitas lendas existem contando o passado dessa cidade, que é uma setentona muito jovem e todas essas informações se confundem, ficam desencontradas...
Talvez, por muitos dos pioneiros ainda estarem vivos, temos o privilégio de conseguir ouvi-los a contar suas versões da história e tentar imaginar como era esse passado tão recente... das ruas de barro, das plantações de café a perder de vista, dos apitos das marias-fumaças chegando na cidade, da arquitetura modernista rompendo barreiras tipológicas, do ufanismo constante pela paixão enorme dos pés-vermelhos por esta cidade... aliás, já somos metrópole (ver post "Londrina 500 mil")!
O blog andou meio parado novamente nestes dias, mas não podia deixar de homenagear esta cidade tão importante na vida de todos nós...! Este é apenas o 2º aniversário da cidade que o Janela Londrinense participa, o post em homenagem aos 76 anos do ano passado chegou a ser publicado na edição impressa do JL (ver post "Parabéns, Londrina!!!"). Na época, publiquei naquele dia mais outros 2 textos, onde em um explica os apelidos da cidade e no outro apresento o Hino de Londrina (ver post "Homenagem aos 76 anos: apelidos" e "Homenagem aos 76 anos: hino").
Assim, retomando a contagem regressiva que comecei naquele ano... faltam 23 anos para o centenário pé-vermelho! Qual Londrina queremos para o futuro? O quê podemos fazer pela cidade? Como fazer o futuro sem comprometer a memória do passado?
Os londrinenses foram muito complacentes nos últimos anos, o quê contraria o seu histórico de oposição e rebeldia do passado mais distante... Mas, agora parece que aos poucos estamos novamente mostrando que não toleramos maus tratos... recentemente, um movimento popular surgiu pelo facebook e paralisou as obras do Bosque, o famoso - e também famigerado - "Ocupa Londrina" (ver post "'Ocupa Londrina' atrai pés-vermelhos ao Bosque!"), onde habitantes querem apenas ser ouvidos e sentiram-se ameaçados com a prepotência dos nossos governantes que esqueceram dos rostos e da opinião de sua população, impondo um projeto mal embasado e com sérias restrições mentais de criatividade.
Enfim, resolvi colocar esta questão apenas para demonstrar que hoje comemoramos 77 anos, mas precisamos nos unir para que a nossa cidade chegue aos 100 anos conseguindo preservar a sua história, o seu passado... parte primordial para compreendermos o presente e construirmos um futuro com respeito aos pioneiros, que construíram com tanta determinação essa cidade que cresceu e enriqueceu tão rapidamente uma região inteira em pouquíssimas décadas!
Parabéns, Londrina! Parabéns, pés-vermelhos!