quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia das Crianças e a "campanha" no facebook...

Desde o começo do mês, uma "campanha" surgiu no facebook para que os usuários trocassem até o dia 12 de outubro as suas fotos do perfil por de algum personagem de desenho animado que os lembrassem de sua infância.
Em novembro do ano passado, houve uma brincadeira semelhante, mas era internacional. Esta foi apenas no Brasil, afinal, o Dia das Crianças no 12 de outubro é uma comemoração nacional aproveitando o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil (é também feriado nos EUA, mas porque lá comemoram o Descobrimento da América por Cristóvão Colombo, em 1492).
Porém, a brincadeira foi anunciada com um viés, de que quem trocasse a foto estaria apoiando a causa contra a violência infantil. E circulou pela internet que tal iniciativa era uma campanha de uma agência de marketing, O Melhor da Vida.
Sinceramente? Acho que a referida agência apenas aproveitou a onda da brincadeira do ano passado e quis se auto-promover em cima disso utilizando a causa contra a violência infantil para mostrarem que possuem "responsabilidade social".
Por quê entre aspas? Porque é uma "campanha" que teve muita adesão dos usuários pela brincadeira da foto com desenho animado em si, praticamente ninguém tava se importando com a causa contra a violência infantil... afinal, realmente era uma campanha que levava a nada! O único ponto positivo foi que gerou discussão entre 5% dos facebookers... porque contribuir para divulgação do assunto foi muito pouco, pois nem na própria página da agência tinha mais informações... #fail

Tentaram moralizar a coisa, mas ficou forçada porque as pessoas trocavam a foto e muitas nem sabiam que estavam fazendo parte de uma "campanha" (sim, sempre entre aspas), e se sabiam, também nem conheciam o assunto direito... Então, sem falsos moralismos, as pessoas devem tomar cuidado com essas campanhas virtuais. Fazer parte da brincadeira por si só e ponto.
O post de ontem foi sobre isso (ver post "E quem fiscaliza a CMTU?"), mas mostra um viés positivo que já está mostrando resultados entre as autoridades competentes.
"Ah, e por quê não traria efeitos esta campanha também?" - porque não atinge quem deve atingir, apenas mostra uma insatisfação por um tema que não temos muito o quê fazer enquanto população e nem autoridades, é um assunto abrangente que está no dia-a-dia de muitos que ignoram o quê acontece a sua volta. Apoiar a causa, todo mundo apóia, ÓBVIO! Mas o quê a "campanha" realmente trará de benefício? Qual o objetivo? É a mesma coisa que fazer uma campanha contra o estupro, todos apoiam... mas e daí?

Mas... muitos perguntaram o quê faço em prol da causa contra a violência infantil, já que me revoltei no facebook sobre esta campanha... assim, respondo:
Eu tenho salvo no meu celular o número de plantão do Conselho Tutelar e sempre ligo para avisar quando tem uma criança na rua pedindo dinheiro. "Política higienista..." - alguns diriam... De jeito nenhum! Pois, por trás dessa esmola que muitos dão achando que estão ajudando a criança, na verdade só estão ajudando ao adulto que está sentado por ali e explora da inocência delas! Isso também é uma forma de violência infantil por conta da privação de futuro que essas crianças têm ao passarem o dia todo nos semáforos... Isso sem falar para outros fins piores que essa esmola pode ser usada, ou pelos tabefes que a criança leva por não juntar a "meta do dia". Pensem nisso na próxima vez que resolverem dar um trocado... A denúncia é o caminho e Londrina possui em vários cruzamentos o número pra vocês ligarem e eles sempre atendem. É simples e você pode mudar o futuro de alguém... de fato!
O número é 9991-6752 e atendem a qualquer hora do dia, qualquer abuso contra menores é só ligar nesse número em Londrina.


A euforia virtual é contagiante, só precisa ser bem utilizada, imagem do autor

Nenhum comentário: