segunda-feira, 11 de abril de 2011

Reforma do aeroporto...

Conforme já havia anunciado no post "Novela do ILS...", o Aeroporto de Londrina, oficialmente conhecido como Aeroporto Governador José Richa, começará uma reforma na semana que vem.
O aeroporto está naquele local desde a década de 50 e o atual prédio é projeto de uma reforma inaugurada em 2002 pela Infraero, cujo projeto arquitetônico é de autoria dos Arquitetos André Silvestri e Pedro Palma, ambos daqui de Londrina mesmo.
A nova reforma contemplará apenas a área frontal do atual prédio, com a ampliação das pistas de acesso, alargamento das calçadas, novos pontos de táxi e de ônibus, realocação dos caixas eletrônicos e uma nova cobertura abrangendo até o estacionamento.

Nova cobertura aumentará a proteção dos usuários contra as intempéries do tempo, trazendo mais conforto e comodidade...
...aumentando a área de embarque e desembarque no acesso principal ao unir o prédio do aeroporto com o estacionamento








Infelizmente, alguns anseios antigos da população ficarão para uma nova etapa, como a instalação do ILS (Instrument Landing System), que é o aparelho que auxilia pousos e decolagens mesmo em dias de neblina ou chuva forte; a ampliação da pista principal, tanto na extensão, como para os lados; e a ampliação do estacionamento. Nada sobre a ampliação das salas de embarque e desembarque foi mencionado e deveria ser também uma das prioridades, haja vista o aumento do número de passageiros que no ano passado superaram os da rodoviária! #fail
O ILS ainda vai demorar mais um pouco porque muitas modificações precisam estar prontas antes de instalá-lo... Por exemplo, precisam dar início para a ampliação da pista de pousos e decolagens, e principalmente da zona de proteção ao redor da área do aeroporto. Assim, precisarão desapropriar inúmeros lotes existentes ali... Para isso, na semana retrasada, o governador Beto Richa (PSDB) liberou R$27,5 milhões para que a Prefeitura efetue as desapropriações. Porém, como todos sabemos, esse processo de desapropriação é lento... Mas, ainda é motivo de comemoração, né? Afinal, durante décadas nunca foi liberado 1 centavo para isso ocorrer... Quanto ao estacionamento, pretendem dar início até o final deste ano, aumentando das atuais 190 para 300 vagas.
Fachada atual do Aeroporto Gov. José Richa, ampliações são necessárias ao terminal de 2002 por conta do aumento significativo de passageiros





Assim, este post é mais uma informação, pois não vejo críticas ao fato. Apenas resolvi publicá-lo por ser do interesse geral da população e por estar relacionado também com a minha área de formação por conta da mudança na fachada principal do edifício, que a meu ver continuará em harmonia com o restante do projeto de 2002.
MAS, pra não ficar em branco, o atual prédio gerou várias polêmicas no passado por conta da demolição da antiga torre de controle, que muitos historiadores e arquitetos queriam tombá-la enquanto elemento referencial da paisagem urbana de Londrina e representativo de um momento histórico importante para a cidade. Dizem que era de estrutura metálica, assim, foi desmontada e está guardada em algum lugar aguardando a sua reconstrução em outro ponto representando um marco histórico da cidade. Outra polêmica gerada antes foi a extinção da praça em frente para a construção do estacionamento, pois além de acabar com a praça em si que existia há quase 40 anos, é uma área pública explorada por uma empresa privada (Estacenter). O quê não vejo muito problema nisso, desde que seja feita uma licitação adequada, logicamente. Quanto à questão da praça, não questiono muito, pois há a Praça Nishinomya logo ali, né?? O referencial paisagístico perde sentido quando o prédio todo foi reformado, então, o conjunto não estava mais em sintonia com o espaço urbano.
Antiga fachada do aeroporto vista pelo outro lado, ao fundo vemos a torre de controle que foi desmontada, traços modernistas e outros elementos marcavam a edificação da década de 50








Fotos e imagens de autores desconhecidos.

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