Conforme já havia anunciado no post "Novela do ILS...", o Aeroporto de Londrina, oficialmente conhecido como Aeroporto Governador José Richa, começará uma reforma na semana que vem.
O aeroporto está naquele local desde a década de 50 e o atual prédio é projeto de uma reforma inaugurada em 2002 pela Infraero, cujo projeto arquitetônico é de autoria dos Arquitetos André Silvestri e Pedro Palma, ambos daqui de Londrina mesmo.
A nova reforma contemplará apenas a área frontal do atual prédio, com a ampliação das pistas de acesso, alargamento das calçadas, novos pontos de táxi e de ônibus, realocação dos caixas eletrônicos e uma nova cobertura abrangendo até o estacionamento.


Infelizmente, alguns anseios antigos da população ficarão para uma nova etapa, como a instalação do ILS (Instrument Landing System), que é o aparelho que auxilia pousos e decolagens mesmo em dias de neblina ou chuva forte; a ampliação da pista principal, tanto na extensão, como para os lados; e a ampliação do estacionamento. Nada sobre a ampliação das salas de embarque e desembarque foi mencionado e deveria ser também uma das prioridades, haja vista o aumento do número de passageiros que no ano passado superaram os da rodoviária! #fail
O ILS ainda vai demorar mais um pouco porque muitas modificações precisam estar prontas antes de instalá-lo... Por exemplo, precisam dar início para a ampliação da pista de pousos e decolagens, e principalmente da zona de proteção ao redor da área do aeroporto. Assim, precisarão desapropriar inúmeros lotes existentes ali... Para isso, na semana retrasada, o governador Beto Richa (PSDB) liberou R$27,5 milhões para que a Prefeitura efetue as desapropriações. Porém, como todos sabemos, esse processo de desapropriação é lento... Mas, ainda é motivo de comemoração, né? Afinal, durante décadas nunca foi liberado 1 centavo para isso ocorrer... Quanto ao estacionamento, pretendem dar início até o final deste ano, aumentando das atuais 190 para 300 vagas.

Assim, este post é mais uma informação, pois não vejo críticas ao fato. Apenas resolvi publicá-lo por ser do interesse geral da população e por estar relacionado também com a minha área de formação por conta da mudança na fachada principal do edifício, que a meu ver continuará em harmonia com o restante do projeto de 2002.
MAS, pra não ficar em branco, o atual prédio gerou várias polêmicas no passado por conta da demolição da antiga torre de controle, que muitos historiadores e arquitetos queriam tombá-la enquanto elemento referencial da paisagem urbana de Londrina e representativo de um momento histórico importante para a cidade. Dizem que era de estrutura metálica, assim, foi desmontada e está guardada em algum lugar aguardando a sua reconstrução em outro ponto representando um marco histórico da cidade. Outra polêmica gerada antes foi a extinção da praça em frente para a construção do estacionamento, pois além de acabar com a praça em si que existia há quase 40 anos, é uma área pública explorada por uma empresa privada (Estacenter). O quê não vejo muito problema nisso, desde que seja feita uma licitação adequada, logicamente. Quanto à questão da praça, não questiono muito, pois há a Praça Nishinomya logo ali, né?? O referencial paisagístico perde sentido quando o prédio todo foi reformado, então, o conjunto não estava mais em sintonia com o espaço urbano.

Fotos e imagens de autores desconhecidos.
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