Hoje fui correr de manhã no Lago Igapó II... Opa! Qual é o II? Contextualizando o leitor, pois é uma dúvida de muitos... Os Lagos Igapó são divididos em 4 partes. Assim, o Lago Igapó I começa na barragem lá nas proximidades do Centro Cívico e termina na ponte da av. Higienópolis, no Iate Clube. O Lago Igapó II começa na barragem da av. Higienópolis, atravessa o aterro (que possui uma história bem interessante) e termina na barragem da av. Faria Lima (ou continuação da r. Humaitá). Seguindo a sequência, o Lago Igapó III começa ali, em frente ao Bar Valentino, e vai até a ponte da av. Castelo Branco. E, finalmente, o Lago Igapó IV começa dali, em frente à Fábrica 1, e termina no ribeirão Cambezinho. Aliás, os Lagos Igapó são o ribeirão Cambezinho represado, é que a nascente fica logo ali atrás do Parque Ney Braga.
Voltando ao início do post... Cheguei ao Lago II e não pude deixar de notar uma imensa mancha de óleo nas proximidades da barragem da av. Higienópolis. Oras, nosso lago sofrendo novamente com isso e nada sendo feito? É mais do que óbvio que essas manchas de óleo são dos lava-rápidos de carros e postos de gasolina que insistem em jogar a água da lavagem de seus pátios na galeria pluvial! Portanto, londrinense, se ver algum desses casos, comunique imediatamente a Força Verde pelo telefone 0800-643-0304. #descaso
Mancha de óleo no Lago II hoje pela manhã (até quando?)
Outra coisa que já tinha reparado há algum tempo, mas ainda não havia encontrado espaço e oportunidade para reclamar, é o absurdo pseudo-paisagismo da cascata na barragem da av. Higienópolis! O que é aquilo? Aliás, o que pretendiam com aquilo? Sobrou vaso da reforma do Calçadão e não tinham onde colocar, é isso? Pior que antes fosse... Aquilo lá nem são vasos, são restos de tubos de concreto para água, aquelas que a Sanepar ou a Prefeitura usam quando abrem umas crateras no chão. E no meio plantaram espécies que não são adequadas para o meio aquático... Além, claro, de obstruírem a beleza da vista no espelho d'água do nosso querido lago por quem está na ponte, que, agora, tenta admirar a paisagem. Acho que era mais prático, mais barato e mais rápido plantar espécies aquáticas ali do que aquilo lá, e pior é pensar que tiveram o trabalho de colocar aquelas peças ali. E pior ainda é que usaram dinheiro público para tal fato! #descaso
Pseudo-paisagismo na cascata da barragem (WTF???)
Um ponto polêmico, mas que já está descendo na goela do londrinense é a ciclovia do Lago II e do aterro do Lago II (sim, ali era lago também, afinal, pra se chamar aterro é por que algo foi a-ter-ra-do... aliás, sabiam que a terra dali veio da verticalização dos prédios do Centro nos anos 80-90?). Esta ciclovia começou inadequada e errada. Primeiro, porque ela é manca! Você não consegue dar uma volta inteira no lago. Segundo, depois de meses colocaram a sinalização nela... Não que tenha atrapalhado, mas... NÉ? Que tal fazerem direito as coisas? Terceiro, alguém do IPPUL ou da CMTU ficou com medo de atropelamentos ou desrespeito a Lei? Pra que NE-CES-SI-DA-DE fizeram aquelas tartarugas imensas de concreto? E ainda tiveram que pintá-las de amarelo por causa do Código Brasileiro de Trânsito. Um meio-fio teria solucionado o problema, não causaria acidentes graves e seria visualmente mais interessante. Afinal, se fizeram as imensas tartarugas de concreto por segurança, por que colocaram simples olhos-de-gato para separar o intenso fluxo de veículos au-to-mo-to-res em alta velocidade na av. Higienópolis dos frágeis ciclistas na ciclovia? #trapalhada
Ciclovia e as famigeradas tartarugas amarelas (pra quê? por quê?)
A iniciativa é louvável, claro. Porém, para tal projeto ser concretizado, precisou alterar o sentido de vias ao redor do Lago II e do aterro também. Tudo bem, não discordo que a mudança era necessária. Mas vamos aos fatos e aqui começa o quarto item deste post... A r. Joaquim de Matos Barreto em sentido único rumo a av. Maringá, ok! A r. Bento Munhoz da Rocha em sentido único rumo a av. Higienópolis, ok! Porém... Por que tiveram que eliminar TO-DAS as vagas de estacionamento dessas vias? "Ah, pra aumentar a vazão de veículos!" - disse um interlocutor de dentro da Prefeitura. Eu já estagiei no IPPUL e uma coisa que todo bom estagiário lá aprende a fazer é contagem de veículos in loco, ou seja, na rua mesmo. Uma simples contagem de veículos ali apenas confirmaria o que pode ser visto a olho nu: NÃO há vazão significativa que necessite de 2 faixas de rodagem para veículos. Talvez, pudesse surgir a segunda faixa a uns 50-100 metros dos cruzamentos com a av. Maringá e com a av. Higienópolis, mas apenas isso! E outra... Londrinense dirige no meio da faixa mesmo! E mais uma... Uma simples análise visual também confirmaria a quantidade de pessoas que vão até o lago de carro, necessitando estacionar. Afinal, mesmo com esses pequenos defeitos, o Lago II ainda é a melhor opção (apesar de que gosto muito do Lago I). #trapalhada
MAS... Você pensa que acabou? Eles insistem em continuar a trapalhada! Agora é sentido único também a margem do Lago Igapó III! PRA QUÊ??? Sim, a margem, no singular mesmo... Afinal, o Lago III não possui a outra marginal. Ou seja, deu pra perceber o erro, NÉ? (sic)
Vendo os pontos positivos, vimos que foi solucionado a confusão que era o cruzamento da r. Bento Munhoz com a av. Higienópolis. Porém, agora ficou difícil fazer o retorno, o motorista tem que ir até a r. Santiago ou dar a volta na quadra. Tudo bem até aqui, mas o outro motorista que vai no sentido contrário só consegue fazer retorno lá em cima, na frente do Rob's! Poderiam liberar agora o retorno na r. Joaquim de Matos, afinal, não há mais carros vindo dali mesmo. Outra coisa também... A conversão à direita da av. Aminthas de Barros, sentido Zerão, para a av. Higienópolis não precisava ser semaforizada.
Vendo os pontos positivos, vimos que foi solucionado a confusão que era o cruzamento da r. Bento Munhoz com a av. Higienópolis. Porém, agora ficou difícil fazer o retorno, o motorista tem que ir até a r. Santiago ou dar a volta na quadra. Tudo bem até aqui, mas o outro motorista que vai no sentido contrário só consegue fazer retorno lá em cima, na frente do Rob's! Poderiam liberar agora o retorno na r. Joaquim de Matos, afinal, não há mais carros vindo dali mesmo. Outra coisa também... A conversão à direita da av. Aminthas de Barros, sentido Zerão, para a av. Higienópolis não precisava ser semaforizada.
Pôr-do-Sol no Lago Igapó II (dias melhores?)
Acho que a Prefeitura de Londrina, pelo IPPUL e pela CMTU, possui bons profissionais para tratarem destes assuntos, mas montar uma junta de arquitetos, urbanistas e engenheiros da comunidade não seria nada complicado e evitaria tantas dores-de-cabeça, para nós e para eles também.
Fotos do autor.
* Hoje, pela manhã, também pude ver a Guarda Municipal monitorando o lago. Eram 2 homens uniformizados. Porém, uma amiga minha e mais 2 outros carros tiveram seus bens furtados no estacionamento entre a Bruttus e a Vectra Store por volta das 8-9h00...
4 comentários:
Eu não tenho do que reclamar do lado.. são poucas as cidades no mundo que possuem um belo cartão postal como o igapó! Somos privelegiados por isso.
Anônimo, a questão não é ter ou não ter os lagos, mas tratá-los com o devido valor que eles merecem justamente por serem tão fortes na imagem da cidade. Deviam ser muito bem cuidados e possuírem projetos paisagísticos adequados, reforçando esta imagem de símbolo da cidade e valorizando a auto-estima do londrinense.
Vale lembrar que o sentido único do lago já foi motivo de muita reclamação, inclusive de médicos, que diante de uma emergência no Hospital das Araucárias, Tem uma grande dificuldade de chegar ao hospital, seja por grande movimento na Av. Faria Lima ou por terem aumentado o percurso.
Quanto ao monitoramento do lago, acho interessante e conveniente - por assim dizer - que não haja um monitoramento mais intenso nos horários de pico. É complicado ir correr no lago ouvindo música ou marcando tempo, pois tem se o risco de ser assaltado. E quando se opta por deixar os pertences no porta-malas, tem se os carros arrombados.
Pois é... A mudança do sentido das ruas ao redor do aterro ficaram ruins para aqueles bairros, está havendo um congestionamento nos horários de pico q antes não havia... ou seja, falha na direção do tráfego viário!
Postar um comentário