A edição de julho da revista Você s/a traz uma reportagem especial, que classifica "as 100 melhores cidades para fazer carreira" no país. A edição online ainda não está disponível porque a revista ainda está nas bancas, mas por este link vocês podem conferir daqui mais ou menos uma semana o conteúdo exclusivo, ok?
Mas, enquanto isso, vou adiantando aqui a parte que nos interessa... Londrina ficou em 30º lugar no ranking nacional, 5º lugar no ranking regional (Região Sul) e 2º lugar no Paraná. Não irei falar diretamente sobre o ranking nacional, apenas das cidades paranaenses e da Região Sul. Assim, as 10 melhores da Região Sul são:
- Porto Alegre (RS) - 5ª no ranking nacional
- Curitiba (PR) - 9ª no ranking nacional
- Florianópolis (SC) - 15ª no ranking nacional
- Itajaí (SC) - 22ª no ranking nacional
- Londrina (PR) - 30ª no ranking nacional
- Maringá (PR) - 33ª no ranking nacional
- Caxias do Sul (RS) - 36ª no ranking nacional
- Canoas (RS) - 38ª no ranking nacional
- Passo Fundo (RS) - 42ª no ranking nacional
- Santa Maria (RS) - 44ª no ranking nacional
Pouca coisa mudou no ranking regional, Londrina manteve a posição do ano passado, mas perdeu 6 posições no ranking nacional - Londrina era a 24ª - e Maringá passou Caxias do Sul, mas também perdeu posições no ranking nacional - era a 30ª. Devem estar perguntando: o que Itajaí faz na frente? Itajaí tornou-se o 2º maior porto do país, ultrapassou Paranaguá faz tempo. Desde que o ex-governador Requião assumiu, Paranaguá entrou em decadência... Por mais controverso que tenha sido a gestão do ex-governador Jaime Lerner, na época dele, Paranaguá era o 2º maior porto da América Latina. As 6 melhores do Paraná são:
- Curitiba
- Londrina
- Maringá
- São José dos Pinhais - 77ª no ranking nacional
- Cascavel - 80ª no ranking nacional
- Ponta Grossa - 96ª no ranking nacional
* O Paraná não pontuou mais que 6 cidades no ranking. Ano passado, mostrava também Guarapuava. Rio Grande do Sul teve 10 cidades e Santa Catarina ficou com 7 cidades entre as 100 melhores para se trabalhar no país. Além das já citadas, teve também:
- Joinville (SC) - 55ª no ranking nacional
- Blumenau (SC) - 56ª no ranking nacional
- Rio Grande (RS) - 57ª no ranking nacional
- Pelotas (RS) - 63ª no ranking nacional
- São José (SC) - 71ª no ranking nacional
- Bento Gonçalves (RS) - 73ª no ranking nacional
- São Leopoldo (RS) - 84ª no ranking nacional
- Chapecó (SC) - 87ª no ranking nacional
- Cricíuma (SC) - 90ª no ranking nacional
- Novo Hamburgo (RS) - 92ª no ranking nacional
Capa da revista que circula em todo o país, essa reportagem com "as 100 melhores cidades para fazer carreira" cria capas regionais também, por isso, a que está nas bancas aqui é diferente desse modelo
A revista destacou Londrina pela geração de empregos no setor da construção civil e no mercado atacadista. Disse também que a Região Sul está se profissionalizando cada vez mais e diversificando a sua cultura e produção, principalmente, no setor de tecnologia. Assemelha-se muito com a Região Sudeste, apontada pela revista como ainda a melhor região do país para fazer carreira.
Aponta também o aumento da renda no Sul, onde os empregadores precisam oferecer salários maiores do que os que estavam acostumados, pois está havendo uma debandada de profissionais qualificados do Sul para o Sudeste e Centro-Oeste, regiões que estão oferecendo melhores salários. O Sudeste já é conhecido pelos melhores salários, justamente por possuir inúmeras universidades renomadas em todo o país e também por possuir as maiores empresas do Brasil. O Centro-Oeste já é o oposto, justamente por não ter universidades muito renomadas ou muitas empresas de grande porte, precisa de profissionais de fora, logo, oferece bons salários para atraí-los.
Confira a quantidade de cidades por estados no ranking nacional:
- São Paulo - 30 cidades
- Rio de Janeiro - 10 cidades
- Rio Grande do Sul - 10 cidades
- Minas Gerais - 9 cidades
- Santa Catarina - 7 cidades
- Paraná - 6 cidades
- Espírito Santo - 4 cidades
- Goiás - 2 cidades
- Rio Grande do Norte - 2 cidades
- Paraíba - 2 cidades
- Mato Grosso - 2 cidades
- Mato Grosso do Sul - 2 cidades
- Distrito Federal - 1 cidade
- Pernambuco - 1 cidade
- Bahia - 1 cidade
- Ceará - 1 cidade
- Amazonas - 1 cidade
- Pará - 1 cidade
- Maranhão - 1 cidade
- Sergipe - 1 cidade
- Piauí - 1 cidade
- Alagoas - 1 cidade
- Tocantins - 1 cidade
- Rondônia - 1 cidade
- Roraima - 1 cidade
- Acre - 1 cidade
* A ordem dos estados foi conforme suas cidades apareciam no ranking geral, por exemplo: RJ e RS empataram no número de cidades, mas RJ ficou na frente por que Rio de Janeiro, capital, está melhor colocada do que Porto Alegre.
A título de curiosidade, apenas Amapá não pontuou nenhuma cidade e nos estados com apenas 1 cidade, essas são suas respectivas capitais. Aqui, apontarei as 10 melhores cidades de todo o país:
- São Paulo (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Barueri (SP)
- Vitória (ES)
- Porto Alegre (RS)
- Belo Horizonte (MG)
- São Caetano do Sul (SP)
- Campinas (SP)
- Curitiba (PR)
- Brasília (DF)
Entendendo um pouco sobre como funciona a pesquisa, ele é coordenada pelo prof. Moisés Balassiano, da Fundação Getulio Vargas (FGV), e analisa 127 cidades, considerando os municípios mais populosos e com maiores depósitos bancários. Uma vez feita essa triagem, as cidades são avaliadas com base nos seguintes indicadores: educação, vigor econômico e saúde.
O item educação é o de maior peso na pesquisa e considera o número de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado, além do número de graduados. São avaliados também o PIB municipal, divulgado pelo IBGE, e a infraestrutura de serviços de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário