Após anos de espera, Londrina finalmente conta com parquímetros. Afinal, o quê são parquímetros? A palavra vem do inglês, "parking meter", que - grosso modo - quer dizer "medida de estacionamento", ou seja, o aparelho que mede quanto vale o tempo de estacionamento.
A Prefeitura iniciou a instalação de parquímetros ao redor do Centro Cívico e eles estão em operação desde o dia 13 de setembro, cada parquímetro controla 10 vagas de estacionamento, assim, não precisamos mais ficar "caçando" os fiscais da Zona Azul quando estacionamos nossos carros. Mas eles serão desempregados?
Não, porque eles precisam continuar fiscalizando os motoristas e os próprios parquímetros mesmo. Então, qual a vantagem? Como eu disse antes... além de facilitar o uso por parte do motorista, facilita também o controle por parte do Poder Público. O motorista ganha outro viés que é o pagamento por minuto estacionado. Como assim?
Nas vias em que houver o parquímetro, não existirá mais o cartão da Zona Azul, será um bóton que o motorista terá que adquirir ao custo de R$7,00 e depois irá colocar créditos nele - esse custo do bóton é pago apenas uma vez, mas os créditos ficam a cargo de cada pessoa colocar. Ao estacionar, o motorista irá até o parquímetro e inserirá o bóton, a tolerância de 15 minutos continua, após esse tempo é cobrado a primeira meia hora cheia no valor de R$0,30, após esses 30 minutos, é contado R$0,02 por minuto. Assim, essa forma tornará mais justa a cobrança por estacionamento, pois hoje paga-se por meia hora ou por 1 hora apenas. Esses créditos serão adquiridos ao adquirir o bóton com os fiscais, a Prefeitura estuda a possibilidade de vendê-los em estabelecimentos comerciais também.
Parquímetros gerenciando as vagas de estacionamento da Zona Azul até o final do ano, melhor controle e maior fiscalização, foto de Roberto Custódio
Haverá o parquímetro azul para carros e o parquímetro vermelho para motos, as vagas serão enumeradas por sinalização horizontal (vulgo, pintadas no chão). A Prefeitura pretende instalar em todas as áreas de Zona Azul até o fim deste ano, inclusive, na futura Zona Azul que passará a existir no "Jardins" do Centro (ver post "Mudança no trânsito do 'Jardins'..."). Ou seja, considerando a malha viária do Centro, temos várias quadras 100x100m, então, teremos 1 parquímetro por quadra (cada vaga é em torno de 6m de comprimento, descontando as guias rebaixadas para portões dos lotes, temos umas 10-15 vagas por quadra).
Outro viés importante desse modelo, é que pelo controle eletrônico será mais eficaz a fiscalização e o controle, assim, poderá melhorar a rotatividade de vagas nessas áreas, que são cada vez mais escassas... Assim, Londrina finalmente conta com um sistema mais moderno para gerenciar o estacionamento de veículos nas vias públicas. E outra também... poderá coibir os abusos e o corrompimento dos fiscais, mas será suficiente para suprimir os flanelinhas (ver post "Flanelinhas loteando as ruas... e nós???")??
Os parquímetros já são utilizados em vários países da Europa e muito popular nos Estados Unidos. Temos até em algumas cidades daqui do Paraná, como Maringá, Foz do Iguaçu e Apucarana. O sistema está sendo implantado pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), que continuará responsável pela Zona Azul.
2 comentários:
Não lembro de ter parquímetro em Maringá, lembro de terem instalado a uns anos atras mas tirou emprego de muita gente... dae resolveram voltar atras e retiraram os parquímetros. É um pouco complexo o sistema, mesmo que seja pra melhorar
Gastim,
Então, eu citei Maringá justamente pq lembrava dessa época, não sabia q tinham retirado.
Mas vejo q o problema de emprego aqui não diminuirá pq o sistema adotado pela Prefeitura é com os jovens da Epesmel e vai mantê-los fiscalizando, além de colocar os créditos.
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