sábado, 25 de setembro de 2010

"Olimpíadas Escolares" voltam em 2012!

Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou ontem que Londrina será a sede das Olimpíadas Escolares Brasileiras de 2012!

As olimpíadas acontecem todo ano e no final de 2009, Londrina e Maringá sediaram a edição daquele ano na categoria de 15 a 17 anos, que é a mesma que apenas Londrina sediará em 2012. Naquela ocasião, Londrina ficou com as modalidades natação, basquete, handebol e tênis de mesa, Maringá sediou futsal, vôlei, atletismo, judô e xadrez. Em 2009, foi a primeira vez que as olimpíadas foram divididas entre 2 cidades.

A captação do evento de 2012 foi uma ação conjunta do Londrina Convention & Visitors Bureau e da Prefeitura Municipal de Londrina. Porém, antes de Londrina ser a escolhida, concorreu com mais oito cidades: as paulistas Campinas e Rio Claro, as nordestinas Aracaju, João Pessoa e Fortaleza, a mineira Poços de Caldas e aqui perto, a catarina Joinville e a paranaense Foz do Iguaçu. Mas, quase todas essas cidades vão sediar as outras categorias das olimpíadas em 2011 e 2012 também (é dividida por faixas etárias).

As Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos reúnem quase mil escolas, com 200 dirigentes, 400 técnicos e cerca de 4000 jovens, de todos os estados brasileiros, atletas que já passaram pelas etapas municipais e estaduais e que durante 11 dias, disputam 11 modalidades esportivas individuais e coletivas, e participam de eventos culturais, educativos e sociais nos locais sedes das olimpíadas. As Olimpíadas Escolares são palco da formação de uma nova geração de atletas brasileiros e existe desde 2005.

Os embaixadores da edição de 2009: atletas, técnicos e políticos unidos, chance da cidade recuperar as praças esportivas que estão defasadas e abandonadas, e incentivar o uso delas pelo esporte nas escolas e colégios, foto de Luiz Jacobs







Esse é um bom momento para a Prefeitura de Londrina recuperar e modernizar as nossas praças esportivas. O Ginásio Moringão e o Estádio do Café estão muito abandonados e suprimidos... Os acessos a ambos são um sufoco e em dias de eventos é praticamente impossível chegar aos locais. As instalações também precisam se atualizar... O Moringão instalou cadeiras nas arquibancadas e trocou o assoalho, mas ainda falta muito... como iluminação, placar eletrônico, banheiros públicos, vestiários, embarque e desembarque, acesso de pedestres e de veículos, etc... O Estádio do Café está há alguns passos atrás do Moringão... Isso que nem to citando o Estádio VGD porque tá pior que campo de futebol em pracinha de bairro...

Outra praça esportiva abandonada na cidade é o Autódromo Ayrton Senna... Já que fizeram, vamos manter e tornar lucrativo, NÉ??? É preciso também reformá-lo e modernizá-lo URGENTEMENTE!!! Já perdemos uma vez a sede da stock-car por causa do abandono que não oferecia condições mínimas de segurança aos pilotos e usuários... O kartódromo ao lado já é mais utilizado, os usuários são basicamente os amantes desse esporte e os profissionais amadores, vulgo, hobby. O autódromo ainda é utilizado no carnaval quando tem o desfile de escolas de samba... (enfim... né?)

Abertura de 2009 no Ginásio Moringão, símbolo máximo do esporte de quadra em Londrina que precisa ser recuperado e modernizado, foto de autor desconhecido








Acho que aqui temos uma grande oportunidade de revigorarmos a nossa infra-estrutura e qualificarmos profissionais na nossa cidade para o esporte. Temos grandes atletas da cidade, podemos transformar isso em inspiração para os jovens, mas para tudo isso acontecer, os atletas precisam de locais para treinar. Assim, precisamos qualificar os nossos espaços com projetos adequados e decentes! E, lógico, manter tudo isso... e quando digo "manter", não to falando só da Prefeitura bancar custos, mas buscar patrocínios e incentivar o uso dessas praças esportivas pela população.

Nenhum comentário: