quinta-feira, 31 de março de 2011

IAB e a luta pela Arquitetura!

Mais um e-mail do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) sobre a trajetória deste instituto que tanto lutou pela classe no país e, assim, pela defesa da sociedade civil também. Afinal, uma profissão ímpar como tal necessita de orgãos reguladores para cobrar e fiscalizar tudo o quê fazemos e interferimos no cotidiano das pessoas.

Esse texto fala justamente sobre isso... a interferência do arquiteto e urbanista na sociedade e quão benéfico isso pode ser para todos. Comenta também sobre a luta da profissão em ser reconhecida e valorizada, além de breves contextos históricos demonstrando o passado glorioso da Arquitetura no Brasil.

Nisso, introduz o CAU, o futuro Conselho de Arquitetura e Urbanismo, desvinculando a profissão do sistema Confea/CREA. Assim, obtendo voz igualitariamente para discutir os assuntos pertinentes e relevantes, que o CREA sempre se omitiu... Confira abaixo o e-mail enviado pelo IAB-PR:

Arquitetura em transição

"A mesma e forte chama da cultura e da criatividade do nosso povo deve cintilar, ainda, no solo da reforma urbana e no horizonte da afirmação soberana do Brasil no mundo. Arquitetura é cultura. Urbanismo é cultura. Na visão tradicional, arquitetura e urbanismo só são "cultura" quando a gente olha para trás, na hora de tombamentos e restaurações. Isso é importante, mas não é tudo. Arquitetura e urbanismo são cultura, também, no momento presente de cada cidade e na criação de seus desenhos e possibilidades futuras. Hoje, diante da crise geral das cidades brasileiras, isso vale mais do que nunca." - trecho do discurso de posse da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, em 3 de janeiro de 2011.

A importância de instituições classistas, como a Ordem de Advogados do Brasil, ou o Conselho de Medicina, para o desenvolvimento ético da sociedade brasileira, exemplificam o papel do Instituto de Arquitetos do Brasil, o IAB, no resgate da posição da Arquitetura e do Urbanismo na definição de novos rumos para as cidades: reinventamos o futuro.

Fundado em 1921, o IAB, com sua estrutura federativa, é o indutor da maior parte das ações em prol da solidificação de nossa profissão e a sua atuação na sociedade. O trabalho do Arquiteto se tornou conhecido e respeitado no Brasil por meio da atuação política do IAB.

Já em 1925, o IAB elaborou a primeira Tabela de Honorários para trabalhos de Arquitetura. Em 1936, o IAB passou a publicar "Arquitetura e Urbanismo", a primeira revista brasileira a respeito desta temática. Por meio da luta dos profissionais reunidos pelo IAB, começam (tardiamente) a se criar os cursos de Arquitetura em nosso país. Até a década de 1960, a Caixa Econômica Federal só possuía o cargo de Engenheiro; graças à atuação do IAB, criou-se o cargo de Arquiteto na função pública. Por iniciativa do IAB os órgãos públicos brasileiros realizam concursos públicos de anteprojetos de arquitetura, culminando com o concurso para a criação de Brasília, que, através do Plano Urbanístico de Lúcio Costa e dos edifícios projetados por Niemeyer deram início ao imenso prestígio internacional à Arquitetura brasileira.

Desde a sua fundação, o IAB realiza os grandes eventos internacionais de arquitetura em nosso país: as Bienais Internacionais de Arquitetura (com 8 edições) e os Congressos Brasileiros de Arquitetura - CBA (com 19 edições). Essa atuação colabora para a internacionalização da Arquitetura brasileira. O IAB é sócio-fundador da União Internacional de Arquitetos - UIA.

Também extensa é a lista de ações de cidadania representando nossa classe: o IAB lutou contra a ditadura Vargas (1937-1945) e contra a ditadura militar (1967-1977). Ao fim deste regime, o IAB se uniu às demais forças da sociedade em busca da reconquista da democracia. O IAB era nossa única entidade com representatividade nacional até o início da década de 1980. O Sindicato de Arquitetos surge nos anos 1980 e as demais entidades, como a ABEA, a ABAP e bem mais recentemente a Asbea, vieram lutar conjuntamente pela boa arquitetura e pelos arquitetos.

Não podemos deixar de lembrar também a atuação dos estudantes de arquitetura, cuja organização vem desde a década de 1950 com a ENEBA - Executiva Nacional dos Estudantes de Belas Artes e que culminou com a atual Fenea - Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura, cuja proposição ocorreu em 1986, durante o X ENEA (Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura) realizado no Rio de Janeiro.

Entretanto, assim como as demais profissões, na ausência de políticas públicas sociais definidas, não fomos capazes de atuar junto à maioria da população brasileira de forma determinante. Numa tentativa de justificar este fato, identificamos alguns motivos significativos:

1) a regulamentação e posteriormente a fiscalização do exercício da profissão do arquiteto em conjunto com a dos Engenheiros e Agrônomos, a partir da criação do sistema Confea/CREA (Lei 5194/1966);
2) a desvalorização do papel do profissional "projetista", a partir das contratações públicas pelo critério de menor preço previsto na Lei 8.666/1993;
3) a alienação da arquitetura como expressão artística e cultural;
4) a extinção dos órgãos e das políticas sociais de promoção da arquitetura pública para a população de baixa renda;
5) a falta de investimentos públicos em planejamento e em infra-estrutura. As crises políticas e econômicas de nosso país amesquinharam a produção cultural e com ela, a produção da arquitetura brasileira, atrelando-a ao conceito de serviço aquilatado pelo menor preço.

No entanto, nas duas últimas décadas esta realidade começou a mudar:

1) consolidação da democracia;
2) redução do crescimento populacional diminuindo a pressão sobre infra-estrutura e novos equipamentos;
3) a expansão da exploração local de petróleo que já coloca o Brasil como uma potência mundial;
4) e com o crescimento dos investimentos públicos proporcionado pelo superávit das contas primárias.

Neste contexto, os arquitetos têm condições de produzir Arquitetura e Urbanismo de qualidade, melhorando as condições de vida em nossas cidades.

Parafraseando esta nova realidade brasileira, o IAB ofereceu mais uma vez a sua contribuição participando ativamente na constituição do Ministério das Cidades, na implantação do Estatuto das Cidades, nas Conferências Nacionais de Cidades e de Cultura. O último destaque fica com a proposição da Lei da Assistência Técnica (Lei Federal 11.888/2008) que permite finalmente que o profissional da arquitetura (e das engenharias) atue junto à população de baixa renda, na produção de uma arquitetura pública e de qualidade.

Também em prol do aprimoramento da arquitetura e da maior representatividade social dos profissionais, a partir de 1958 o IAB reivindicou junto ao poder público, o direito da regulamentação da profissão do Arquiteto e Urbanista e a criação do Conselho profissional próprio. A histórica defesa da arquitetura pública de qualidade deu a visibilidade necessária para que o Congresso Nacional e a Presidência da República reconhecessem esta luta que resultou, finalmente, na assinatura pelo ex-presidente Lula, em 30 de dezembro de 2010, da Lei 12.378/2010, a LEI DOS ARQUITETOS.

Este acontecimento histórico acontece no mês e no ano em que o nosso mais antigo profissional inscrito no sistema Confea/CREA, o Arquiteto Oscar Niemeyer - um dos nomes mais influentes da arquitetura contemporânea em todo o mundo - completou 103 anos de vida e quase 80 de atividades profissionais ininterruptas.

De agora em diante, com a LEI DOS ARQUITETOS, prevalece o entendimento de que a Arquitetura e o Urbanismo, por um lado, e o conjunto das Engenharias, por outro - mesmo tendo atividades correlatas - devem ser regulamentadas por legislações específicas. A realidade de outras nações, inclusive na América Latina - onde o Brasil foi o último dos países a promover esta regulamentação - também contribuiu para esta separação que é, antes de tudo, fruto da persistência do IAB e do engajamento das demais entidades de representação da categoria. Encerra-se agora uma rica trajetória de convivência no sistema Confea/CREA, iniciada na década de 30 do século passado.

Este passo é fundamental para a valorização da nossa profissão e coincide também com a comemoração dos 90 anos de fundação do IAB nacional. Neste momento de grande importância, chamamos os arquitetos e urbanistas do Paraná para que venham participar junto conosco para o fortalecimento do IAB e também da construção do Conselho de Arquitetos e Urbanistas - CAU.

Atualmente, o IAB-PR, na ótica da economia de escala, vem se apropriando desta função através da construção de parcerias com fornecedores e instituições com vistas a proporcionar aos profissionais as facilidades necessárias para a produção da boa arquitetura. Estas parcerias foram pensadas em compatibilidade com o perfil do arquiteto, principalmente daqueles que iniciam, neste momento de transição, sua trajetória profissional, por exemplo:

- PLANO DE SAÚDE
- SEGURO PROFISSIONAL
- CRÉDITO IMOBILIÁRIO
- CLUBE DE VANTAGENS E DESCONTOS
- COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL EM LINGUAS, dentre outros.

Além destes benefícios das parcerias, o IAB-PR está dando início e organizando a comemoração do cinqüentenário da sua fundação, a acontecer no ano de 2012. O principal evento será o "Prêmio IAB 50 anos". Em parceria com patrocinadores, estaremos premiando a arquitetura de qualidade produzida por colegas com atuação no Paraná em diversas categorias.

Por fim, anunciamos a autorização para a realização de concursos públicos de arquitetura para 1000 Unidades Habitacionais destinadas à população de baixa renda. Primeiro fruto do convênio que o IAB-PR firmou com o Ministério das Cidades, para ações de Assistência Técnica.

Nos últimos anos, quando o IAB-PR dedicou-se fortemente à criação da LEI DOS ARQUITETOS, foram inúmeras as participações em audiências ou em visitas a parlamentares e governantes em Brasília, num movimento contínuo de sensibilização para a aprovação desta Lei. No momento a fase já é outra: devemos agora implantá-la.

A transição (do CREA para o CAU) irá reduzir, temporariamente, o acesso dos arquitetos aos benefícios legais oriundos do sistema Confea/CREA. Neste momento, passa a ser responsabilidade das entidades representativas dos arquitetos suprir aqueles benefícios e até ampliá-los. No sistema Confea/CREA fomos voz minoritária neste período de 75 anos de regulamentação de várias profissões em uma única lei que agora se encerra. Com o CAU a sociedade terá DIREITO À ARQUITETURA.

Atenciosamente,

Jeferson Dantas Navolar
Presidente IAB-PR

Curitiba, 22 de janeiro de 2011
Ano 1 do CAU

terça-feira, 29 de março de 2011

Ponto de vista de um arquiteto e urbanista...

Hoje, publico outro texto que não é de minha autoria, mas achei muito interessante a crítica feita pelo meu amigo, o Arquiteto e Urbanista Lucas Melchiori, sobre quão mal tratada é a paisagem urbana da nossa cidade, pela falta de objetividade e foco dos nossos governantes, além da ganância dos especuladores imobiliários que em nome do "progresso" lutam apenas para si mesmos.

Lucas escreve reflexões e críticas sobre o quê observa no seu cotidiano e utiliza Londrina como palco para as suas produções no blog NoREFLEXOdaTV. Recomendo a leitura e confira abaixo um desses textos:

E em mais uma tarde, o sol ilumina a fumaça dos carros inertes a minha frente,

paralisados pelo encontro de milhares de rotinas no fim do expediente, na Rua Goiás, promovida agora com duas faixas em cada sentido a uma artéria entupida de não-lugares. Antes tão teórico na faculdade, agora meu vizinho temporário nessa parada forçada pelos sinais vermelhos-verdes-vermelhos que parecem não significar pare-ande-pare, mas pare-espere-pare-atrase-pare-desencane, São essas fachadas acidentais, sem acabamento, retratos do perfil impensado de prédios já sem viço, tão vazias de significado e propósito, que contemplo e não identifico como minha cidade.

Todo engarrafamento que me prende por ali - e a algum tempo são diários - permitem que desenvolva um exercício de imaginação projetual: construo passarelas e fachadas, galerias povoadas por tatuadores, lan houses, lanchonetes, barzinhos com mirantes sobre uma floricultura, que espaçada por um pátio demarcado por jasmins mangas enfileirados dão espaço para mesinhas do café que em minha fantasia eu mesmo abri.

Mas nada disso há ali, não há sequer perspectiva de qualquer coisa próxima disso ocorrer, porque um dos vizinhos que se avizinha de todos é uma legislação idosa que se orgulha de engessar qualquer ousadia arquitetônica que proponha uma concentração acentuada, como se o ferver de mesas de um bar fossem causar o caos na cidade, como se um floricultor que resolvesse adotar uma praça fosse um usurpador do bem publico e a alçada se misturar a um edifício, permitindo o distanciamento momentâneo do passeio fosse uma inversão de valores incabível.

O outro vizinho, a dona especulação imobiliária, com a avareza e a miopia que lhe são peculiares, jamais entenderia que o investimento em qualidade de vida, muito mais que uma proposta de marketing deve ser uma realidade executada como investimento para lucros futuros. Lucro para todos, principalmente para os que passam por ali.

Em vez disso é mais fácil enfileirar uns outdoors.

segunda-feira, 28 de março de 2011

30.000 acessos!

Hoje, dia 28 de março, o blog atingiu a marca dos 30 mil acessos!

A poucos dias de completar 9 meses no ar, nunca objetivei que o Janela Londrinense alcançasse esse marca tão rápido. Aliás, nunca coloquei metas de acessos ou de posts, apenas escrevia para deixar registrado o que penso e saber mais sobre as opiniões dos outros também (todos que acompanham já sabem disso...).

Porém, conforme o crescimento, as responsabilidades também foram aumentando e agora estou assumindo um compromisso com os leitores que acompanham e recomendam! Assim, tento manter esta janela online sempre atualizada com textos críticos ou analíticos, e alguns apenas expositivos.

A proposta é Londrina sempre em foco e, logicamente, as áreas de abordagem principais são referentes a minha formação acadêmica - Arquitetura e Urbanismo, mas comento também sobre as outras áreas que sofrem influência direta, como história, cultura, política e cotidiano... Afinal, uma cidade é feita da sua pluralidade, seja de povos e culturas, como de temas que a condicionam.

Assim, agradeço mais uma vez ao leitor e peço que continue recomendando e participando do blog! Ah, e podem continuar também sugerindo temas no meu e-mail, ok? Em breve, migraremos para um portal de notícias e todo o conteúdo não será perdido, portanto, continuarei com os textos por aqui até completar a transição para o novo site.

Resumindo... aproveito este post para dividir este momento com todos vocês, pés-vermelhos!

domingo, 27 de março de 2011

Ser blogueiro é...

Hoje, dia 27 de março, o TRENDcoffee convida todos os blogueiros a falarem sobre como é #serblogueiro! Assim, propõe que toda a blogsfera crie posts neste dia para compartilhar como é a nossa realidade. Vários blogs no Brasil e no exterior já toparam. Então, vamos nessa?

Pra começar, preciso contextualizar o leitor... Em 2008 participei de algumas causas políticas, estive presente em um movimento popular que surgiu no orkut e tomou as ruas de Londrina contra a eleição de um dos políticos mais corruptos da cidade, quiçá, do Brasil também! Era uma comunidade que havia surgido nas eleições de 2004, mas estava parada até o pleito municipal de 2008, quando tinha em torno de 700 membros. Assim, em virtude do referido político ir para o 2º turno, vários membros concordaram que ficar só na internet não traria os resultados que queríamos... Logo, pessoas que nunca se viram ao vivo decidiram tomar as ruas com manifestos populares em vários pontos da cidade, era o famoso "Belinati NÃO!", onde com faixas, cartazes, camisetas pretas e muito grito, saímos do mundo virtual para o real e conseguimos o apoio dos londrinenses, além  também do reconhecimento da imprensa da cidade e do estado, fomos reportagem algumas vezes na Folha de Londrina, no JL e até na Gazeta do Povo. A comunidade chegou a ter ao final da eleição, quase 4.000 membros!!!

Por quê isso interessa? Após toda essa agitação política e inúmeros contatos que acabei cultivando, vi que não podia mais ficar parado sobre tudo que penso e vejo. Vi também que é possível utilizarmos a internet, através do blog, como uma ferramenta muito capaz de atingir as pessoas no conforto de suas casas ou na conveniência de seus locais de trabalho e tentar transformar a nossa realidade com um simples post crítico ou apenas expondo um fato.

Mas, o projeto para o blog com a proposta crítica de arquitetura, urbanismo e planejamento urbano, principalmente, para Londrina veio mais tarde e só foi ao ar em julho de 2010. O Janela Londrinense está prestes a completar 9 meses e já gerou muitos frutos! Estou muito contente com o resultado obtido, nunca almejei transformá-lo em um canal deste porte, apenas queria deixar registrada uma opinião minha e, se possível, saber mais também sobre o quê os outros pensariam a respeito daquele determinado tema.

Só tenho a agradecer a todos vocês por participarem deste momento tão único na minha vida! O apoio dos leitores que me incentiva a escrever e a continuar com a crítica de temas pouco tratados em nossa cidade, ou mal tratados. Pés-vermelhos, MUITO OBRIGADO!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Crise do lixo!

Todos, ou quase todos, já devem saber do BA-FÃO causado na semana passada entre o Consemma (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Londrina) e a Prefeitura, através do prefeito Barbosa Neto (PDT) e do secretário de meio ambiente José Faraco.

O "barraco" foi durante reunião do Conselho na sede da Sema (Secretaria de Meio Ambiente), que fica dentro do Parque Arthur Thomas, e tratou de acusações do atual secretário de meio ambiente contra quase todos os conselheiros. Afinal, o quê aconteceu de fato?

O Consemma havia questionado a licitação da coleta de lixo na cidade e sobre como estava sendo administrado a CTR (Central de Tratamento de Resíduos), vulgo, o aterro sanitário controlado de Londrina (ver post "Algo não está cheirando bem!"). Tais questionamentos foram por causa do valor dessa licitação ser algo beirando os R$115 milhões e outros detalhes técnicos incoerentes, que apontariam improbidade administrativa!!! Além do fato de quê a CTR está quase no limite, sendo que não possui nem 1 ano em operação!!!

José Faraco na mira dos ambientalistas, muito bate-boca e a cidade ficando de lado, foto de autor desconhecido












Tanto o prefeito, como o secretário não gostaram das acusações e dispararam contra os conselheiros diversas ofensas pessoais e inúmeras acusações de tráfico de influência pois alguns de seus membros possuem empresas na área ambiental. Algumas muito conhecidas da cidade, como a Master Ambiental e a Kurica. Sobrou até para uma ONG, representada pelo ex-secretário de meio ambiente, o Advogado Carlos Levy.

Assim, a ONG MAE (Meio Ambiente Equilibrado) publicou uma nota defendendo todos os conselheiros e explicando tudo o quê aconteceu naquela reunião. Obviamente, mostrando apenas o lado do Consemma, porém é difícil tomarmos partido neste caso, logo, tentarei não ser tendencioso...

O prefeito Barbosa Neto prometeu durante esta semana apresentar provas de suas acusações contra o Conselho, no qual ele auto intitulou como a "Máfia do Lixo". Já o secretário de meio ambiente José Faraco diz que protocolou junto ao Ministério Público inúmeras fotos e outras informações que comprovariam a participação de conselheiros em esquemas particulares. Assim como, também acusa o ex-secretário de meio ambiente Carlos Levy de ter atuado em benefício próprio durante a sua administração frente à secretaria no início deste mesmo governo, além de ofender inúmeros membros do Consemma, como o tradicional defensor do meio ambiente de Londrina, o ambientalista João das Águas.

Os conselheiros auto intitularam o caso de "Faracogate", fazendo uma clara referência histórica ao escândalo de corrupção americano que envolveu o ex-presidente dos EUA, Richard Nixon, resultando em sua renúncia, o Watergate. Tal apelido foi dado, pois o Conselho acredita que o atual secretário de meio ambiente e o prefeito estejam envolvidos em algum esquema de corrupção com a licitação milionária do lixo na cidade e, por isso, teriam ficado tão nervosos e feito acusações disparadas contra o Consemma, que estaria atrapalhando os seus "planos".

Verdade ou mentira??? Não podemos afirmar nada ainda, mas estamos aguardando ainda como que o prefeito irá cumprir a promessa que confirmará as suas acusações sobre a "Máfia do Lixo". Assim como, o também apelidado "Faracogate" já consultou o Ministério Público e afirma a existência de irregularidades na licitação do lixo, mas precisa de mais provas para confirmar a sua veracidade... Então, está tudo apenas no gogó, nada no papel...

Mas, algumas questões ficam no ar...

Por quê o Poder Público iniciou a troca de ofensas? Só porque o Consemma questionou algumas coisas referentes a administração pública?? Ou porque possui algo a esconder e está tentando desviar o foco da discussão principal tentando desmoralizar os conselheiros??? E quais seriam os interesses do Consemma em desqualificar a Prefeitura? Enfim, né...? Apenas meras especulações até o momento, pois esta história ainda irá render muitos processos de ambos os lados da trama...

"Não quero luxo, nem lixo... quero saúde pra gozar no final..." - Rita Lee foi sábia nas palavras que marcam os reais anseios dos londrinenses sobre o tema em questão.

quinta-feira, 24 de março de 2011

"Em cena... Mostra de Teatro e Circo!"

Diferentemente do Filo, o Festival Internacional de Londrina (ver post "Você sabia? (Filo)"), a Mostra de Teatro e Circo procura difundir a cultura do palco de uma forma mais irreverente e modesta do que o "festival de todas as artes". Também é uma realização da Casa de Cultura da UEL, mas em parceria com o Sesc Paraná, que vem dando certo desde a primeira edição do evento.

Desde 2005, a Mostra vem crescendo e entrando para o calendário cultural da cidade, imagem de autor desconhecido


















Neste ano, em comemoração aos 40 anos da UEL (Universidade Estadual de Londrina), esta 7ª edição começa hoje com um concerto da OSUEL (ver post "Você sabia? (OSUEL)") no Teatro Ouro Verde. É a primeira vez que a orquestra participará da mostra.

O evento contará também com apresentações ao ar livre e em espaços fechados, como o já citado Teatro Ouro Verde (ver post "Você sabia? (Teatro Ouro Verde)") e Teatro TOU, além dos espaços abertos, como o anfiteatro do Zerão, a Praça Nishinomya e o campus da UEL. Outra novidade é que muitas das concentrações pré e pós os espetáculos serão na Garagem Hermética, novo point alternativo de música e cultura da cidade, que fica na av. Jorge Casoni, quase esquina com a av. Leste-Oeste. Apelidado de "Ponto de Encontro da Mostra", neste espaço ocorrerão shows, performances e avançará pela madrugada com DJs.

Paralelamente a tudo isso, há também as oficinas! Compondo a grade do evento com os cursos de acrobacias no Centro Londrinense de Arte Circense (CLAC), na r. Samuel Moura, e o de palhaços na Divisão de Artes Cênicas, na r. Duque de Caxias.

Programação do evento diversificada e para todos os públicos (clique para ampliar), imagem de autor desconhecido












A mostra ocorrerá até o dia 27 de março, domingo, que é o Dia Internacional do Teatro e do Circo, e terá ingressos diversificados, cobrados de R$5 a R$10. Mas, algumas apresentações exigirão apenas a doação de alimentos e outras serão gratuitas.

Londrina e seus festivais culturais, enriquecendo a alma dos londrinenses de arte e criatividade!

terça-feira, 22 de março de 2011

Desperdício de água...

Hoje, no Dia Mundial da Água, resolvi publicar este post, no qual venho trabalhando há algumas semanas. Na época, resolvi fazê-lo por causa de várias cartas que foram publicadas no JL de leitores indignados com o desperdício de água no imóvel vizinho, na rua em que trabalha, etc... Assim, nada melhor do quê nessa data explicar melhor sobre como preservar este bem tão valioso para a humanidade.

Londrinense, como andam os seus hábitos com a água que sai das torneiras? Apesar da boa qualidade ofertada pela Sanepar, muito ainda depende da população, foto de Marcelo Elias









Afinal, o quê desperdiça mesmo?
  • Aquelas máquinas de pressão são muito econômicas, uma vez uma leitora achou que gastassem mais água... Estudos motram que representa uma economia entre 70-80% em comparação com o uso somente das mangueiras para lavar calçadas e quintais!
  • Regar o jardim também pode ser mais econômico... uma simples solução traz uma economia enorme a longo prazo: basta trocar a mangueira pelo regador! O fato de utilizar um regador e não a mangueira diretamente faz com que a pessoa dose a quantidade de água e não a deixe "correndo" livremente pelos canos como se não houvesse amanhã...
  • Já existe também a lavagem a seco de veículos, que economiza centenas de litros de água! Há estudos que dizem que um carro lavado normalmente gasta em torno de 200-300 litros de água, enquanto na lavagem a seco, gasta-se 2-4 litros. "Ah, mas isso deve riscar o carro!" - Balela, caro leitor... é um sistema muito eficiente, deixa o carro mais brilhante por conta da cera utilizada no processo de limpeza a seco e muitas cidades já proíbem o uso da lavagem a água nos seus lava-rápidos! A lavagem a seco mais recomendada é a que usa cera de carnaúba, esses produtos englobam as partículas de sujeira que depois saem facilmente com o uso de flanelas especiais, e por ser um produto natural, não danifica a pintura dos carros.
  • A Sanepar diz que quase 1/3 da água tratada que está dentro dos tubos que abastecem a cidade não chegam aos seus consumidores! Sim, mais de 30% da água TRA-TA-DA é desperdiçada em vazamentos na rede... A empresa de saneamento acha "normal" e que trabalha dentro dos padrões internacionais...
  • Mas, algo que está ao nosso alcance e de fácil solução são os vazamentos internos, vulgo, em nossas residências ou locais de trabalho. Há diversas formas de testarem se algo está vazando:
  1. Se houver vazamento do hidrômetro (aquele aparelhinho que registra o consumo de água), basta fechar o registro dele, deixar os outros registros internos abertos, fechar bem todas as torneiras, desligar todos os aparelhos que consomem água (lava-roupas, lava-louças, etc...) e anotar o número ou a posição do ponteiro maior no relógio do seu hidrômetro. Volte depois de 1 hora e veja se algum deles mudou de posição... se sim, há vazamento e basta pedir para a Sanepar efetuar a troca.
  2. Já para os canos que são alimentados diretamente pela rede da Sanepar, basta fechar o registro na parede, abrir a torneira, esperar a água que estava no cano sair e colocar um copo com água na boca da torneira. Se houver sucção dessa água do copo, há vazamentos no cano...
  3. Para vazamentos no encanamento interno que abastece o imóvel, novamente, feche todas as torneiras, desligue os aparelhos que consomem água e feche o registro de entrada de água na caixa d'água, daí marque onde está o nível dentro dela e se depois de 1 hora ele estiver mais baixo é porque há vazamentos na rede interna...
  4. Um vilão perigoso nas casas são as válvulas de descarga das patentes, ou vasos sanitários. É que se houver vazamento, muitos não conseguem identificar a olho nu, como uma torneira ou um chuveiro pingando. Assim, basta jogar cinzas de cigarro ou borra de café naquela água que fica parada ali e observar por uns 5-10 minutos. Se não houver movimentação, está tudo certo. Mas, caso essas partículas não fiquem paradas é porque há vazamentos na válvula de descarga ou na bacia acoplada.
Assim, pequenas atitudes podem realmente mudar a sua contribuição com o meio ambiente, logo, com a sociedade. Se ao invés de levar o seu carro no lava-rápido do "Zé" que usa mangueira, leve no que faz a limpeza a seco! Faça os testes citados e chame um encanador para dar uma geral na casa! Varra a calçada antes de lavá-la, não use o esguicho da mangueira para empurrar a sujeira e, se puder, compre uma máquina de pressão!

Cascata do Parque Arthur Thomas, apesar de não ser o objetivo do post, preservar também é mantermos as nossas ruas limpas para evitarmos que detritos cheguem aos mais de 50 fundos de vale no perímetro urbano da cidade, foto do autor
















 



Capivaras no lago do Parque Arthur Thomas, a poluição urbana por lixo nas ruas e até mesmo de esgotos clandestinos afetam o habitat de inúmeros seres vivos, foto do autor










Se souberem de mais dicas, por favor, coloque-as nos comentários! Ou mesmo se não concordarem com algumas das opiniões citadas, também se sinta livre para discordar e vamos aprimorar esta discussão neste dia tão importante para todos nós refletirmos um pouco sobre como andam os nossos hábitos "eco friendly".

segunda-feira, 21 de março de 2011

Descontraindo... (orelhão)

Estava preparando um post da seção "Você sabia?", mas achei melhor publicar essa imagem que saiu hoje de Londrina no site de humor Kibe Loco, cujo slogan é "A verdade é ácida e o kibe é cru". Para quem ainda não conhece, é um portal só com notícias escrachadas e muito humor negro!

Mas, vale a piada pronta que a Sema (Secretaria de Meio Ambiente) proporcionou a todos com este "belo" exemplar de mobiliário urbano, vulgo, um orelhão no formato de um quati feito de fibra de vidro... quem teve a "brilhante" idéia de colocar o aparelho telefônico naquela determinada região do mamífero em questão merece um troféu! Está instalado logo na entrada do Parque Arthur Thomas, para quem quiser "apreciar" a obra de arte... NOT!

Segundo o site de humor Kibe Loco, só não pode fazer ligações a cobrar porque daí configura vocês sabem o quê, né?
















Sei que já reclamei neste blog que a Prefeitura não investe direito no espaço urbano, por conta dos projetos mal executados ou mal resolvidos... mas esse, NÉ? Acho que pensaram demais!!! Acho também que o sindicato dos humoristas do Brasil devia processar a cidade por causa da "piada pronta" feita sem prévia autorização!

(sic)

domingo, 20 de março de 2011

Ponto de vista de um londrinense...

Conforme eu já havia publicado no post "Mudança no trânsito do 'Jardins'...", a CMTU (Cia. Municipal de Trânsito e Urbanização) fez alterações nas ruas Santos, Paranaguá e Belo Horizonte, eliminando quase 450 vagas de estacionamento em prol de dar mais vazão ao tráfego nessas vias, pois alargou as faixas de rodagem dos veículos.
A região que compreende as ruas citadas acima possui o apelido "Jardins" por conta do bairro paulistano, que possui características semelhantes. Mas, obviamente, em uma escala coerente com os padrões pés-vermelhos... Pelo post "'Jardins' de Londrina..." é possível entenderem melhor essa área no Centro de Londrina tão valorizada e densa, afinal, mais da metade dos prédios da cidade estão ali!
Por isso, o Engenheiro Civil Cláudio Espiga escreveu uma carta para a Folha de Londrina criticando também esta "iniciativa" da Prefeitura, através da CMTU. Empresário e morador da região, Cláudio só vê desvantagens e as descreve no texto abaixo, confira:

Velocidade degrada e pode matar!

Sou morador de uma região essencialmente residencial (Higienópolis, Fernando de Noronha, JK, Alagoas) com população em torno de 40 mil habitantes, maior que 300 municípios do Paraná. Temos lojas de roupas de alto padrão, academias de ginásticas, igrejas e templos; butiques de pães e salgados, etc.

Contribuímos anualmente com muito impostos (IPTU cerca de R$ 10 milhões; iluminação perto dos R$ 500 mil) e taxas, mas o retorno é muito pequeno. Há algum tempo convivemos com velocidade e insegurança no trânsito nas ruas transversais como Pará, Goiás, Piauí. Mas em vez de melhorar, no final de 2010, sem nos consultar a Prefeitura/CMTU nos surpreendeu com uma mudança no sistema viário: acabou com aproximadamente 400 vagas de estacionamento e passou a cobrar as que sobraram. O pior é que deu mais velocidade nas ruas Paranaguá, Santos e Belo Horizonte. Deu velocidade, mas não deu fluxo. Pois os carros têm que parar em todas as esquinas! Não houve por parte dos órgãos municipais nenhuma justificativa coerente que mostrasse que isto está dentro de um projeto maior.

Fomos à CMTU cobrar explicações, saímos achando que não planejaram nada. Estamos tentando falar com o prefeito Barbosa Neto desde setembro, mas até agora não tivemos resposta. Parece que uma das maiores concentrações populacionais de Londrina não é importante para eles.

A velocidade do trânsito degrada uma região! Veja a Duque de Caxias como ficou! Nossa região tem um projeto de humanização das ruas e calçadas. Com enfoque no direito de caminhar a pé! Calçadas mais largas, rampas, faixa de segurança, redutores de velocidade, guaritas. Um grande jardim para passearmos, para vivermos com segurança.

Não queremos nada absurdo! Já existe algo semelhante nas ruas Santiago, Assunção e Madre Leônia. Ali foram instalados redutores de velocidade, faixas de segurança e guaritas.

--------------------------------------------------------------------------------

Ou seja, mais uma vez, a Prefeitura está tomando decisões arbitrariamente, sem consultar os principais envolvidos - moradores e empresários daquela região... assim, reforço a minha crítica a este projeto de intervenção no trânsito desta área - r. Santos, r. Paranaguá e r. Belo Horizonte: adiantou nada eliminar mais de 400 vagas de estacionamento, pois não há fluxo de veículos que justificasse tal ato... foi feito totalmente sem levar em consideração quantos carros passam por ali diariamente.
Apenas no horário das 17h30 às 18h30 que fica crítico e em alguns cruzamentos isolados, como o da r. Pará com a r. Santos. E das 13h00 às 14h00, apenas no cruzamento da r. Belo Horizonte com r. Goiás, que é fácil de resolver apenas regulando o semáforo da r. Goiás X av. JK com o da r. Goiás X av. Higienópolis.
A maior parte do dia, as ruas ficam extremamente ociosas e as vagas de estacionamento lotadas, que já eram deficientes antes... Esquecem que por ser a maior densidade populacional da cidade, é quase um absurdo aumentar o fluxo de veículos ali, além de aumentar a velocidade deles também! Resumindo... há um trânsito de veículos por conta dos inúmeros moradores, mais as outras pessoas que vão até lá por causa do comércio e dos serviços existentes na região, agora querem trazer mais veículos para desafogar as avenidas JK e Higienópolis???

Enfim... esperamos mais bom senso com o patrimônio público, ou melhor, respeito com o espaço urbano! Uma intervenção dessa natureza devia ser comunicada previamente e justificada com inúmeros estudos, afinal, possuíamos um instituto de PES-QUI-SA e planejamento urbano, vulgo, o IPPUL, né??? #FAIL

sábado, 19 de março de 2011

Koto Nagao falece em São Paulo...

Desculpe a ausência de posts durante esta semana, mas estive de luto por causa do falecimento de minha avó, Koto Nagao, conhecida também como Dona Francisca.
É muito normal que os imigrantes japoneses, os issei, possuam um nome brasileiro, mas não é registrado e tals... apenas é utilizado por mero formalismo por causa da dificuldade que muitos brasileiros e outros imigrantes tinham em pronunciar os nomes em japonês. A maioria dos filhos que nasceram aqui, os nissei, já possuem 2 nomes registrados.
Imigrante japonesa, Dona Koto, ou melhor... Dona Francisca, nasceu em 1923 na província de Hokkaido, no Japão, e veio com toda a família de navio para o Brasil em 1933. Casou com Tetsuyuki Nagao, conhecido também como Seo Zé, e teve 2 filhas, Júlia em 1950 e Emília em 1951, minha mãe.

Viveu o início da imigração na capital e no interior de São Paulo, mas a maior parte de sua vida foi aqui no Norte do Paraná, em Apucarana, quando vieram em meados da década de 50. Após o falecimento de meu avô, em 1999, mudou-se novamente para a capital paulista, onde morou até falecer há 1 semana atrás, no dia 12 de março, por conta de complicações em um pós-operatório.

Deixa 2 filhas, 6 netos e 3 bisnetos... além de vários sobrinhos e sobrinhas. Uma de suas irmãs ainda está viva e completará 99 anos em 2011. Ficam as memórias, as lições e o agradecimento por tudo que ela me ofertou durante toda a minha vida. Descanse em paz, batyan...

sábado, 12 de março de 2011

Assista! Londrina no JH!

E, de novo, Londrina apareceu em outro importante telejornal da Rede Globo! Dessa vez, foi o vespertino "Jornal Hoje" deste sábado, dia 12 de março. A reportagem tratava de exercícios para o cérebro que ajudam a preservar a memória.

Novamente, o repórter Wílson Kirsche da RPCTV, afiliada da Rede Globo no Paraná, foi o responsável pela matéria, que mostrou o depoimento de vários londrinenses comentando sobre como exercitam o cérebro para preservarem suas memórias, além de outras explicações científicas feitas por um neurologista local, que apresentou mais algumas dicas para os brasileiros.

Uma parte da reportagem foi gravada na Academia ao Ar Livre do Lago Igapó II. Confira pelo link abaixo:

sexta-feira, 11 de março de 2011

Assista! Londrina no JN! (2)

Seguindo a tradição de registrar no blog quando Londrina aparece em importantes meios de comunicação... novamente, a cidade apareceu no "Jornal Nacional" da Rede Globo! A reportagem desta vez foi ao ar na edição de hoje, dia 11 de março, e fazia parte da cobertura sobre o terremoto que atingiu o Japão, seguido por vários tsunamis.

Os apresentadores âncoras do telejornal mais assistido do país, Willian Bonner e Fátima Bernardes, chamaram ao vivo o repórter Wílson Kirsche da RPCTV, afiliada da Rede Globo no Paraná, para comentar sobre como a cidade estava reagindo com a catástrofe natural que já registra mais de 300 mortos até o momento e devastou a costa leste japonesa.

A chamada foi feita durante o "1º Japan Fest Cultural", que acontece na Praça Tomi Nakagawa e teve início hoje e dura apenas este fim-de-semana. O evento celebra a cultura nipo-brasileira na nossa cidade e pretende ir para outros municípios também. O curioso aqui, que fez a reportagem acontecer, é que no mesmo dia da celebração da cultura japonesa no Brasil, ocorreu a catástrofe do outro lado do mundo... Confira o vídeo pelo link abaixo:

quarta-feira, 9 de março de 2011

8 meses!

E, no meio do fim-de-semana de Carnaval, chegamos aos 8 meses de idade do blog! Domingo, dia 6 de março, o Janela Londrinense comemorou mais um aniversário! E, como sempre, apresentarei alguns números até aquele momento...

Foram 201 posts com textos informativos e críticos abordando as temáticas do blog (arquitetura, urbanismo e planejamento urbano, principalmente). Até o aniversário, foram mais de 27600 acessos dos leitores que foram também votando e participando com comentários e indicações!

Sobre os textos, apresento mais outros números curiosos... todos juntos somam mais de 112500 palavras, que formariam um caderno universitário com 282 páginas e ultrapassam os 677400 caracteres, e isso sem contar os comentários que acrescentam muito às discussões!

Assim, isso tudo só foi possível porque fiquei motivado a escrever para vocês por conta do que este espaço online me proporcionou até agora. E espero que muitas coisas boas continuem a acontecer com a migração para o portal de notícias, conforme comentei no post "Reavaliando...".

Afinal, este blog foi feito para eu expor uma opinião e gerar a discussão sobre esses temas tão importantes para a nossa cidade e que não havia ainda um espaço para isso... Lógico, não considero a minha opinião a verdade absoluta, mas por isso mesmo que faço questão de expô-la para que mais gente some aos temas com as suas reflexões!

Resumindo... só tenho a agradecer novamente a todos que participam e acompanham! MUITO OBRIGADO!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Recesso...

A partir de hoje, o blog entra em recesso até o dia 9 de março, quarta-feira de cinzas. Após esse período de Carnaval, voltarei com novos posts, confira alguns dos temas:

Banheiros públicos... cadê?
Complexo Marco Zero... revitalização do Centro?
Autódromo e kartódromo... e aí?
Sesc em Londrina... mais lazer e cultura!
Novela da av. Ayrton Senna...
Mercados Municipais... renovação X revitalização!
RML e os novos desafios...
"Londrina bela e das fontes"
Moringão, símbolo do esporte!

Além de alguns outros da seção "Você sabia?", assim, aguarde os novos temas e sugira à vontade no meu e-mail, ok?

Se beber, não dirija! Se tr...nsar, use camisinha! Prudência nunca é demais, né? Bom Carnaval a todos! :-D

quarta-feira, 2 de março de 2011

Lei Cidade Limpa completa 1 mês!

Hoje, dia 2 de março, a Lei Cidade Limpa completou 1 mês em vigor! Aliás, quase em vigor... pois ainda há uma liminar que estende o prazo de adequação até o dia 2 de agosto (ver post "Importante! Liminar adia Lei Cidade Limpa!").

Conforme apontei no post de ontem, hoje também haveria uma das reuniões com a Comissão Técnica lá na Prefeitura. Porém, não havia ninguém da CMTU presente e o presidente da Comissão também não pôde comparecer... e, como os membros não possuem poder deliberativo, nada poderiam decidir... assim, optaram por adiá-la para outro dia ainda a ser marcado.
É que como o presidente da comissão é o procurador geral do município, o Advogado Fidélis Canguçu (que era o assessor jurídico da CMTU anteriormente), e a CMTU que é a responsável pelas fiscalizações, os outros membros que estavam lá representando entidades da sociedade civil organizada não se sentiam respaldados administrativamente e juridicamente para decidirem qualquer coisa...
Totens publicitários na av. Higienópolis, principal mercado de publicdade exterior da cidade, ainda há muito chão e muita polêmica pela frente, foto do O Diário








Estavam presentes hoje representantes do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sepex (Sindicato das empresas de Publicidade Exterior), ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), Secretaria de Cultura e Secretaria do Meio Ambiente, além de 4 representantes da sociedade civil tirando dúvidas (eu era 1 deles...).
O quê é engraçado aqui é que mais uma vez não havia ninguém do IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina)!!! Ou seja, o principal orgão público para defender a paisagem urbana da cidade (aliás, é feito exatamente para isso...) nunca está presente nas discussões! Até a ACIL envia uma arquiteta e urbanista para as reuniões, pois é consciente da importância de haver um profissional da área técnica!!! As entidades de classe da área, como o CEAL e o CREA estão, com o perdão da expressão, c...gando e andando também! E, como sempre, quem representa oficialmente a sociedade civil organizada, na figura dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo, é o IAB!!! Enfim... #fail
Comércio deteriorado com a retirada dos letreiros, a paisagem urbana da cidade está comprometida pela falta de profissionais da área técnica envolvidos, foto do O Diário









Falando em ACIL... no mês passado, alguns comerciantes com o apoio da entidade, resolveram fazer o projeto "SOS Fachadas", que seria uma espécie de assessoria para os lojistas reformarem suas lojas preservando a identidade arquitetônica e histórica dos edifícios, começando pela r. Sergipe.

Porém, a iniciativa esbarra em vários entraves burocráticos, como a criação de uma lei específica para haver o incentivo e outra lei para a obrigatoriedade de preservar algumas edificações... pois hoje não há segurança para quê esses edifícios sejam restaurados ou reformados para preservar suas características iniciais e poderia ter um grande retrocesso histórico por parte de alguns lojistas ao descaracterizar algumas dessas fachadas históricas...
Decidiram começar pela r. Sergipe, pois já um projeto em andamento com os comerciantes dali, é o "Nova Sergipe", que visa unir os empresários e remodelar a principal rua de comércio popular da cidade. Mas, o pessoal esquece também que a r. Duque de Caxias é a que tem o maior conjunto de edifícios históricos, pois foi a 1ª rua comercial de Londrina!!!
Exemplo de edificação histórica da r. Sergipe, o estilo art-decó predomina na paisagem das edificações que datam dos anos 40, 50 e 60 na cidade, se as iniciativas não forem feitas adequadamente, há o risco de perdermos essa identidade histórica, foto do O Diário






Paralelamente a isso tudo, o prefeito decidiu dar desconto no IPTU de 2012 para quem reformar as fachadas deterioradas... PORÉM, ainda precisa ser votado na Câmara Municipal (ver post "Importante! Desconto no IPTU para fachadas!").
Por quê esperaram a Lei Cidade Limpa entrar em vigor plenamente para fazerem essas medidas de ajuda aos comerciantes? Inicialmente, jogou todo mundo no escuro e os obrigou a reformarem seus estabelecimentos goela abaixo... Agora, vem com benefícios como assessoria e desconto em impostos...?
Nisso, o juíz da 6ª Vara Cível, que concedeu a liminar estendendo o prazo de adequação a pedido da ACIL, proibiu as tarjas pretas, depois voltou atrás e agora deixou os comerciantes mais confusos ainda... As multas podem e devem ser aplicadas porque a Lei já está em vigor desde 2 de agosto de 2010, ou seja, todos os novos estabelecimentos que surgiram após essa data já tiveram que se adaptar e quem não estava dentro do novo padrão já foram multados!!! A meu ver, é MUITA irresponsabilidade do juíz impedir que a CMTU multe os que nem começaram a se mexer (os 50% da fachada, de acordo com a liminar), pois muitos já consideram este ato como um precedente jurídico... Por enquanto, está tudo parado: fiscalizações, notificações e autuações.

Essa novela ainda vai longe, por isso, aguardem maiores atualizações pelo blog...

terça-feira, 1 de março de 2011

Lei Cidade Limpa... mais novidades!

Amanhã, dia 2 de março, a Lei Cidade Limpa completa 1 mês em "vigor".
Está entre aspas porque há uma liminar estendendo o prazo até dia 2 de agosto, porém já exige que 50% de todas as fachadas estivesse adaptado até 2 de fevereiro!
Também amanhã, há outra reunião da Comissão Técnica e eu recebi várias dúvidas de leitores do blog sobre alguns requisitos exigidos pela Lei, portanto, vou levá-las para os membros da comissão e esclarecer outras minhas, como a exigência de remoção das antigas estruturas metálicas...
É que muitos letreiros estavam pendurados nas fachadas por grandes estruturas metálicas e muito que eu vi pela cidade foi que os comerciantes apenas retiraram a lona que as cobria, deixando a estrutura de metal ainda lá tampando os edifícios. A meu ver, deveriam remover a estrutura também... assim como, as grandes superfícies de lonas lisas, mas que possuem o letreiro apenas em um pedaço menor.
Assim, estou adiantando aqui que amanhã terei novidades sobre a Lei e atualizarei melhor o assunto para todos vocês, por isso, não publiquei mais desde o último post (ver post "Importante! Desconto no IPTU para fachadas!"), pois havia muitas informações desencontradas pela imprensa e até pelo Núcleo de Comunicação da Prefeitura, como a proibição ou não das tarjas pretas...

Muitos comerciantes removeram as tarjas, mas depois o juíz voltou atrás... nessa foto é possível ver a estrutura metálica que eu comentei tampando os edifícios das lojas da Claro e da TIM no Calçadão, foto de Roberto Custódio







Ah, e se quiserem enviar dúvidas para o meu e-mail (que aparece ali no meu perfil), vocês podem enviar até às 14h00, que eu as levarei para a reunião também. Daí responderei tudo pelo post de amanhã, ok?