terça-feira, 31 de agosto de 2010

Eleições 2010: opiniões e fatos... verdade?

O blog agora irá polemizar, acho que é muito interessante que todos leiam o texto que o ator Carlos Vereza escreveu no blog dele, o Nas veredas do Vereza. Vocês podem conferir o texto "2010: Cristais quebrados" na íntegra também aqui, pelo Janela Londrinense, porque mesmo sendo um assunto "externo" a Londrina, acho que é válido todos sabermos com quem realmente estamos lidando antes de votar.

Não sei também a veracidade sobre o tema tratado, mas é interessante mesmo que seja apenas para refletirmos um pouco sobre alguns "ufanismos politiqueiros".

2010: Cristais quebrados

Não é necessário ser profeta para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010. Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o "fascismo galopante" que aparelhou o estado brasileiro vá, pacificamente, entregar a um outro presidente que não seja do esquema lulista os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção jamais vista no Brasil?

Lula já declarou, que (sic) "2010 vai pegar fogo!". Entenda-se, por mais esta delicadeza gramatical, golpes abaixo da cintura: dossiês falsos, PCC "em rebelião", MST convulsionando o país… que a lei de Godwin me perdoe - mas assistiremos em versão tupiniquim, a Kristallnacht, "A Noite dos Cristais" que marcou em 1938 o trágico início do nazismo na Alemanha.

E os "judeus" serão todos os democratas, os meios de comunicação não cooptados (verificar mais uma tentativa de cercear a liberdade de expressão no país: em texto aprovado pelo diretório nacional do PT, é proposto o controle público dos meios de comunicação e mecanismos de sanção à imprensa). Tudo isso para a perpetuação no poder de um partido que traiu um discurso de ética e moralidade ao longo de mais de 25 anos e, gradativamente, impõe ao país um assustador viés autoritário. Não se surpreendam: há todo um lobby nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder.

Prêmios, como por exemplo, o "Chatham House", em Londres, que contou com "patrocínios" de estatais como Petrobrás, BNDS e Banco do Brasil, sem, até agora, uma explicação convincente por parte dos "patrocinadores"; matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o "mantenedor da estabilidade na América Latina". Ou seja: a montagem virtual de um grande estadista…

Na verdade, Lula é o Übermensch dos especuladores que lucram como "nunca na história deste país". Sendo assim, quem, em perfeito juízo, pode supor que este ególatra passará, democraticamente, a faixa presidencial para, por exemplo, José Serra , ou mesmo Aécio Neves?

Pelo que já vimos de "inaugurações" de obras que sequer foram iniciadas, de desrespeito às leis eleitorais, do boicote às CPIs como a da Petrobrás, do MST e tantos outros "deslizes", temos o suficiente para imaginar o que será a "disputa" eleitoral em 2010. Confiram.

--------------------------------------------------------------------------------

Juntamente com este texto, recebi outro que também é muito interessante e vale a pena ser lido. Até gostaria que se alguém soubesse mais a respeito que, por favor, comente se é verdade mesmo esse fato. Mas não deixem os ideologismos partidários à flor-da-pele, apenas apresentem fatos concretos para elucidarmos este caso grave.

Não deixe de ler: caso Dilma

A pergunta é a seguinte: no caso da Srª Dilma ser eleita presidente do Brasil, quem será a pessoa que irá aos Estados Unidos para a fala habitual na Assembléia Geral da ONU, ou para discutir com o presidente americano sobre questões de comércio, por exemplo?

A resposta: a presidente não irá, com 100% de certeza! Então, repete-se a pergunta: quem irá aos Estados Unidos no lugar dela?

Bem, você deve estar intrigado com esta pergunta meio sem sentido, não é? Aqui vai a explicação: Dilma Roussef foi condenada nos Estados Unidos pelo sequestro do embaixador americano, Charles Elbrick, na década de 60, remember? Juntamente com outras pessoas, tais como Fernando Gabeira. A pena é bem grande e não há como pensar em liberdade condicional. Lá, o crime não prescreve!

ELA NÃO PODE PISAR EM SOLO AMERICANO DE JEITO NENHUM,
POIS SERÁ PRESA NA HORA!!!

A questão secundária é que isto vale para outros 11 países. Muitos governantes de países periféricos já foram apanhados nesta armadilha e a maioria perdeu o cargo que ocupava, para satisfação da oposição local.

Nós temos uma solução ideal para resolver esta questão: não elegê-la presidente! Desta maneira ela poderá escolher lugares muito confortáveis para viver o resto da vida, como por exemplo, Havana em Cuba, ou La Paz na Bolívia, ou Caracas, na Venezuela do Chávez, o que resolverá vários problemas: os dela e os nossos.

Portanto, pare de imaginar que é implicância quando se coloca na internet a folha corrida policial desta senhora, cheia de crimes. Esqueça estes documentos e (se for o seu caso) continue com a sua fé inabalável nas qualidades desta mulher, legítima porta-voz do Sr. Lula da Silva.

Mas... se eu fosse você, começava a me preocupar com esta possibilidade. Já pensou se ela resolve fazer uma visitinha àquele "cara simpático e ultra democrático" da Venezuela, o Huguinho Chávez e, de repente, uma tempestade no Caribe obriga o avião a descer em Miami, que fica ali perto. Imagine a encrenca monumental que nem o presidente americano vai poder desfazer?

Bem... talvez você seja um sábio e tenha uma boa idéia para resolver a situação. Por isto volto a perguntar: Quem vai representar o Brasil nas viagens internacionais aos Estados Unidos e aos 11 países onde ela pode ser presa no próprio aeroporto onde desembarcar?

Só fico intrigado com uma coisa...

POR QUÊ A IMPRENSA NÃO DIVULGA ISSO PARA TODOS OS BRASILEIROS?
POR QUÊ SÓ FALA DOS POLÍTICOS COM CRIMES DE COLARINHO BRANCO E DEIXA ISSO PASSAR COMO SE NADA ESTIVESSE ACONTECENDO?

--------------------------------------------------------------------------------

E agora? Procede o fato??? Resolvi publicar estes 2 textos por apresentarem assuntos distintos sobre o mesmo tema. Um com opinião forte sobre o governo do PT, que pode gerar uma reflexão sobre o atual governo e ver que nem tudo é o mar de rosas que parece. E o outro com um fato muito intrigante sobre a candidata do PT, que pode, a meu ver, mudar o rumo desta eleição. Abri para todos esta polêmica para saber mais sobre os assuntos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Leia! Londrina na Veja!

Londrina abre a reportagem especial da revista Veja desta semana. A reportagem chama "A força das cidades médias" e trata das cidades entre 100 e 500 mil habitantes do Brasil. Londrina é o destaque porque saiu do patamar de cidade média para o de metrópole, cidades acima dos 500 mil habitantes. Essa reportagem especial possui 47 páginas (sim, quarenta e sete!) e é dividida em 5 temáticas.

A revista comenta brevemente o histórico da cidade, como a fundação pelos ingleses e o crescimento pelo café, depois reforça o planejamento da cidade como estratégico para o futuro. Junto com Juiz de Fora, Uberlândia, Ribeirão Preto e Sorocaba, Londrina é citada também como experiência de sucesso das metrópoles no século XX que podem influenciar as novas metrópoles do século XXI, essa parte pertence a reportagem "5 exemplos a ser seguidos". Cita também o empresário Marcos Holzmann como sucesso em empreendimentos de luxo na cidade.
* Ou seja, apesar de todos os problemas que temos aqui, estamos muito bem no panorama nacional. Podemos ter favelas, mas elas mal representam 1% da população londrinense, comparado com Rio de Janeiro ou São Paulo, onde esse índice vai a 20%.
Essa é uma foto minha do Lago Igapó II com a Gleba Palhano ao fundo, é praticamente do mesmo ângulo da foto que abriu a reportagem da Veja, mas a minha é de 2004 e a deles é de 2010, a diferença de prédios e gruas é nítida...









Ainda na mesma reportagem de 47 páginas, a Veja também faz um levantamento com as 20 cidades médias do Brasil que poderão ser as futuras metrópoles no país, na reportagem "Aonde o futuro já chegou", e, no Paraná, apresenta Cascavel como muito promissora nesse sentido, de que está crescendo com planejamento e poderá ser um bom exemplo de metrópole no século XXI. Atualmente, Cascavel tem 296 mil habitantes.

Continuando a reportagem especial, a revista comenta sobre a vocação de algumas cidades médias no país, na reportagem "O Brasil em 10 vocações", nisso aparecem outras paranaenses... Na saúde, apresenta Maringá em 2º lugar, no setor de energia mostra Araucária em 5º, na área de portos, temos Paranaguá em 2º (na frente de Santos e atrás de Itajaí), na indústria mostra Pinhais em 4º e Arapongas em 8º lugar, na área de mineração e siderurgia, temos Colombo em 11º, na agricultura, Guarapuava aparece em 2º lugar, na indústria automobilística, São José dos Pinhais em 12º e no setor de produtos alimentícios, Toledo ficou em 4º lugar.

Agora não é a revista que escreveu, mas é um acompanhamento meu de estimativas do IBGE, são as "Estimativas das Populações Residentes" e todo ano lançam uma. Comentarei apenas sobre a última, que foi a de 2009...

Nessa estimativa 2009 do IBGE, Foz do Iguaçu ultrapassou Ponta Grossa, sendo agora a 4ª cidade do Paraná, com 325 mil habitantes. Ponta Grossa possui 314 mil... Ainda segundo esta estimativa, Foz poderia passar Maringá em 2012 e se tornar a 3ª maior cidade do estado! Maringá hoje tem 335 mil habitantes.

Assim, seguindo a linha da reportagem da Veja, na lista de cidades médias do Paraná, ainda temos na região de Londrina, Arapongas com 103 mil e Apucarana com 121 mil, na região de Curitiba, Araucária com 117 mil, Campo Largo com 112 mil,  Colombo com 247 mil, Pinhais com 118 mil e São José dos Pinhais com 279 mil, ao Sul do estado, Guarapuava com 172 mil, no litoral, Paranaguá com 139 mil, ao Oeste, Toledo com 116 mil e no Noroeste, Umuarama com 100 mil habitantes.

Só pra constar, Londrina tem 510 mil e Curitiba está com 1,850 milhão de habitantes.

domingo, 29 de agosto de 2010

Descontraindo... (guias e leis)

Outra descontração do blog, agora com alguns guias e leis da vida moderna:



1 - GUIA PRÁTICO DA CIÊNCIA MODERNA:

1. Se mexer, pertence à Biologia.
2. Se feder, pertence à Química.
3. Se não funciona, pertence à Física.
4. Se ninguém entende, é Matemática.
5. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia.
6. Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA.

2 - LEI DA PROCURA INDIRETA:

1. O modo mais rápido de se encontrar uma coisa é procurar outra.
2. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.

3 - LEI DA TELEFONIA:

1. Quando te ligam: se você tem caneta, não tem papel. Se tiver papel, não tem caneta. Se tiver ambos, ninguém liga.
2. Quando você liga para números errados de telefone, eles nunca estão ocupados.
3. Todo corpo mergulhado numa banheira ou debaixo do chuveiro faz tocar o telefone.

4 - LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA:
Se estiver escrito "Tamanho Único", é porque não serve em ninguém, muito menos em você...

5 - LEI DA GRAVIDADE:
Se você consegue manter a cabeça enquanto à sua volta todos estão perdendo, provavelmente você não está entendendo quão GRAVE é a situação.

6 - LEI DOS CURSOS, PROVAS E AFINS:
80% da prova final será baseada na única aula a que você não compareceu, baseada no único assunto que você dormiu em aula.

7 - LEI DA QUEDA LIVRE:

1. Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda, provoca mais destruição do que se o deixássemos cair naturalmente.
2. A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.

8 - LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS:

1. A fila do lado sempre anda mais rápido.
2. Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.

9 - LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA:
Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.

10 - LEI DO ESPARADRAPO:
Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.

11 - LEI DA VIDA:

1. Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
2. Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral, engorda ou engravida.

12 - LEI DA ATRAÇÃO DE PARTÍCULAS:
Toda partícula que voa sempre encontra um olho aberto.

13 - COISAS QUE NATURALMENTE SE ATRAEM:

Mãos e seios
Olhos e bunda
Nariz e dedo
Pobre e funk
Mulher e vitrines
Homem e cerveja
Chifre e dupla sertaneja
Carro de bêbado e poste
Carro limpo e cocô de passarinho
Tampa de caneta e orelha
Jato de mijo e tampa de vaso
Leite fervendo e fogão limpinho
Político e dinheiro público
Dedinho do pé e ponta de móveis
Camisa branca e molho de tomate
Tampa de creme dental e ralo de pia
Café preto e toalha branca na mesa
Dor de barriga e final de rolo de papel higiênico
Bebedeira e mulher feia
Mau humor e segunda-feira!

(sic)

sábado, 28 de agosto de 2010

Ponto de vista de um designer...

Então, há um tempo eu publiquei um post que falava sobre o CAU, que é o futuro Conselho de Arquitetura e Urbanismo (ver post "Importante! Emenda distorce o CAU!"). Porém, não fui muito claro em um dos parágrafos e gerou uma confusão com alguns designers, principalmente, industrial e gráfico. Decidi, por respeito e consideração, criar um post só para o comentário dela que é bem explicado e claro.

Comentário do post "Importante! Emenda distorce o CAU!"

O Desenho Industrial (ou Design) é reconhecido pelo Ministério do Trabalho. Ser "reconhecido" é diferente de ser "regulamentado": o que os desenhistas industriais (designers) lutam, também com Projeto de Lei (PL) em tramitação, é pela regulamentação da profissão - o reconhecimento já existe pelo Governo Federal.

O reconhecimento se dá quando uma profissão, ou ocupação, recebe sua identificação oficial na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), instituída pela Portaria Ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002.

No caso, o design de iluminação, mobiliários e congêneres, já foi atribuídos oficialmente aos desenhistas industriais e não aos arquitetos e urbanistas. São descritos na classificação "2624-20 - Desenhista industrial de produto (designer de produto)":

"Desenhista de produto (artigos esportivos), Desenhista de produto (brinquedos), Desenhista de produto (construção civil), Desenhista de produto (cuidados pessoais), Desenhista de produto (eletroeletrônicos e eletrodomésticos), Desenhista de produto (embalagem), Desenhista de produto (iluminação), Desenhista de produto (jóias), Desenhista de produto (material promocional), Desenhista de produto (mobiliário), Desenhista de produto (máquinas e equipamentos), Desenhista de produto (transporte), Desenhista de produto (utensílios domésticos e escritório)."

A nenhuma classificação integrante da família "2141 - Arquitetos e Urbanistas" é atribuída a prática do Design... nem de iluminação, ou mesmo mobiliário.

Outra classificação oficial do Governo Brasileiro, o CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas (para serviços e empresas) também reconhece a atividade econômica do Design (7410-2/01). Inclusive, deixando bem claro que os serviços de desenho técnico relacionados à Arquitetura e Engenharia não compreendem a atividade de Design.

Outro fato importante é que o próprio sistema Confea/CREA já reconheceu que o Desenho Industrial é uma prática profissional distinta de todas as ocupações pertecentes ao seu sistema - o que inclui a Arquitetura e Urbanismo. Isso se deu durante a tramitação do PL anterior que, ao regulamentar a profissão do Desenhista Industrial, atribuiria ao CREA a fiscalização da profissão. Ambos, sistema Confea/CREA e designers foram contra, surgindo o novo e atual PL que trata do Design como classe distinta, necessitando de órgão regulamentador próprio.

Eis o trecho da PL-0410/2006, do Confea, "Posicionamento pela rejeição do Projeto de Lei nº 2.621/2003, que regulamenta o exercício profissional do desenhista industrial":

"(...) considerando que apesar do citado projeto de lei não atribuir ao desenhista industrial nenhuma competência exclusiva conflitante com o Sistema Confea/Crea (...) considerando que desenho industrial se caracteriza como o planejamento e o desenho de objetos úteis a serem produzidos industrialmente, levando-se em conta a função, a forma e a estética em relação ao homem, buscando reduzir o gasto de materiais e tendo como meta a boa qualidade e o bom preço (...) considerando que as atividades acima descritas não possuem relação com as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea (...)."

Entre outros. Ou seja, o próprio Confea reconhece que o Desenho Industrial possui suas atribuições profissionais próprias, onde nenhuma delas possui relação com as profissões abrangidas pelo sistema - o que inclui, novamente, a Arquitetura e Urbanismo.

Enfim, tudo isso vem apenas para esclarecer uma espécie de "mito" há muito difundido entre os arquitetos: de que o Design (seja de iluminação, mobiliário, etc) é atribuído, por Lei, aos arquitetos. Não é. A própria Resolução 1010 do Confea, que veio para listar especificamente todas as atribuições para cada uma de suas profissões (devido ao "sombreamento", onde Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos não se entendiam sobre o quê era de quem) não cita a prática ou atividade de nenhuma modalidade do Design aos arquitetos.

Portanto, o CAU não "resolverá" nada sobre o assunto - visto que não há o que ser resolvido. O que é preciso são uma divulgação e entendimento claro dos arquitetos de que os desenhistas industriais possuem as suas atribuições, e que o Design não é prerrogativa da Arquitetura.

O CAU não deveria iniciar sua existência comprando essa briga... e nem precisaria. Se o CAU surge para defender a Arquitetura de sombreamentos e invasões ao seu espaço, não deveria ser ele a invadir o espaço de outras classes profissionais.

Sou Desenhista Industrial formada e apóio a criação do CAU (inclusive, sou ex-estudante de Arquitetura e participei das discussões que resultaram na carta de apoio da FENEA, no ENEA Ouro Preto em 2003).

Apenas acredito que há espaço para todos... e todos os espaços devem ser respeitados. Afinal, o CAU nasce para isso.

PS: Exclui-se deste comentário o "Design de Interiores", onde até para os próprios desenhistas industriais (designers) se trata apenas de uma criação de ensino-mercadológico, onde já existe a Arquitetura de Interiores e ela deve ser respeitada.

--------------------------------------------------------------------------------

Assim, eu respondo alguns itens que ela comentou... Concordo com a questão do ser regulamentado e ser reconhecido, porém acho que ela se confundiu em outras questões.
 
Design de Iluminação, também conhecido como Lightning Design, não é desenhar um produto de iluminação, uma luminária, um abajur, um lustre, etc... É qualificar um espaço para receber projeções luminotécnicas no sentido de valorizar a obra arquitetônica e o paisagismo, além de especificar materiais elétricos (vulgo, lâmpadas e luminárias) para iluminar adequadamente aquele espaço. E, a meu ver, deve ser atribuição do arquiteto, SIM!
 
E Design de Interiores pode ser um termo mercadológico, assim como, Arquitetura de Interiores. Arquitetura é uma arte distinta à construção de uma obra física, táctil e permanente. Locar mobiliário, pintar parede, escolher acabamentos não dizem respeito à Arquitetura e, a meu ver, deve ser dissociado mesmo do nome Arquitetura para haver essa diferenciação das responsabilidades envolvidas, diferenciarem o permanente do perene. Recentemente mesmo vi uma decoradora que tem nenhum curso de graduação ou especialização, apenas o "bom gosto" (sendo irônico mesmo porque era brega demais o que ela fez...), assinando um projeto como AR-QUI-TE-TA!!! Ou seja, precisa, SIM, o CAU se envolver nessa questão e evitar estes abusos.
 
Logicamente, arquitetos acabam entrando em áreas como Design Industrial e Design Gráfico. Na concepção de um projeto fatalmente caímos nisso por já imaginar toda a identidade daquela edificação, ao invés de contratarmos o profissional que estudou a fundo qualquer um desses temas. E é nesse sentido que eu digo que o CAU pode resolver essa questão, afinal, agiria com mais afinco na fiscalização dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo que não podem entrar em áreas que não nos dizem respeito.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eleições 2010: PR decide no 1º turno

Saiu ontem as pesquisas Datafolha e Ibope sobre a eleição para o governo do Paraná. Não mudou muito em termos de números das pesquisas anteriores, mas pela primeira vez em ambas as pesquisas aparecem Beto Richa (PSDB) vencendo no 1º turno a eleição para governador! Há muitas eleições isso não acontecia no Paraná, eleger um governador em 1º turno! Osmar Dias (PDT) não deve estar tão contente com as suas escolhas e alianças... Vamos aos números:
  • Ibope:
Beto Richa com 50%
Osmar Dias com 34%
Brancos/nulos/indecisos somam 15%

*Considerando a margem de erro, Beto tem entre 47 e 53%, Osmar fica entre 31 e 37%.
  • Datafolha:
Beto Richa com 47%
Osmar Dias com 34%
Brancos/nulos/indecisos somam 18%

*Considerando a margem de erro, Beto tem entre 44 e 50%, Osmar fica entre 31 e 37% também.
Ou seja, contando apenas os votos válidos (contextualizando... votos válidos são apenas os votos em algum candidato, que é o que vale para eleger alguém, assim, exclui os votos brancos e nulos), o Beto venceria com larga vantagem, o Ibope calculou algo em torno de 59%.

Saiu também a pesquisa presidencial e mostra Dilma Roussef (PT) vencendo no 1º turno também o candidato José Serra (PSDB). O que é estranho nessas pesquisas presidenciais é que mostraram Dilma pela primeira vez vencendo Serra no Paraná e em São Paulo, estados em que os candidatos tucanos estão vencendo no 1º turno! Geraldo Alckmin (PSDB) está com 54% das intenções, contando apenas os válidos avança para mais de 60%... Algo está MUITO estranho nessas pesquisas presidenciais, nem o presidente Lula estava vencendo tão folgado assim na eleição de 2006! Ontem, o programa na TV do Serra atacou diretamente a falácia do programa da Dilma, que ontem tratou do "Bolsa Família".

Aliás, eu acho um absurdo o PT ficar falando tanto do "Bolsa Família", eles apenas reuniram em um nome só todos os programas sociais criados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), como "Bolsa Escola", "Auxílio Gás" e "Bolsa Alimentação"! Na época, Lula criticava ostensivamente esses programas como esmolas para os pobres, como compra de votos, "comprando pela barriga"! Irônico como são as coisas, né? Acho MUITO interessante assistir a este vídeo antes de decidir seus candidatos a presidente, tem em torno de 1 minuto e meio, e mostra o Lula vangloriando o "Bolsa Família" durante o seu governo e depois criticando piamente quando FHC era presidente:


Muitos petistas poderão dizer que o candidato mudou, que é normal revermos nossas opiniões ao longo da vida e tals... O que VOCÊ quer? Um presidente consistente e coerente? Ou um presidente que anda conforme a maré e os interesses próprios?

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Av. Maringá... trânsito X comércio!

Todos os moradores do Jardim Quebec, Jardim Araxá, Jardim Dom Bosco, Jardim Presidente, Jardim Shangri-lá e arredores entendem bem do que eu quero tratar neste post de hoje. Lógico, há também as pessoas que utilizam a av. Maringá para trabalhar ou simplesmente passar para outras regiões da cidade. Inclusive, esse é um dos principais problemas da via... Londrina possui muitas conexões leste-oeste e pouquíssimas norte-sul, o que acaba congestionando os principais corredores - av. Higienópolis, av. 10 de dezembro e a mencionada no título deste post.

Somado a isso, temos uma crescente verticalização na Zona Sul da cidade, vulgo, Gleba Palhano. Além, claro, dos condomínios atrás do Catuaí Shopping. Por tratar de áreas com adensamento de uma população de alta e média renda, temos várias unidades habitacionais com veículos automotores, logo, mesmo a baixa densidade dos condomínios horizontais gera muito tráfego viário. E há também a concentração de alguns pólos geradores nessa região, como o já mencionado shopping, as universidades Unopar e Pitágoras, e o Centro de Eventos.

Estudos urbanísticos classificam as grandes cidades em centros e subcentros. Diz que centros são as áreas centrais propriamente ditas das cidades e subcentros são pequenos reflexos do centro principal em áreas afastadas desse núcleo inicial de ocupação. Portanto, a av. Maringá não se classificaria como um subcentro por não estar longe do núcleo inicial, vulgo, o Centro de Londrina. Hoje, a cidade possui apenas 1 subcentro claro e consolidado, que é a av. Saul Elkind na Zona Norte. Há outras experiências, como a av. Arthur Thomas na Zona Oeste, a av. São João na Zona Leste e a av. Madre Leônia Milito na Zona Sul, porém, muito fracas ainda em atender àquelas regiões, tanto em serviços, como em comércio.

Mas por que falei um parágrafo inteiro sobre isso? Juro que tento ser menos prolixo, mas tá difícil... Voltando... Falei sobre isso porque quis entrar no mérito da ocupação comercial da av. Maringá, o que no meu ponto de vista a coloca como um subcentro muito mais consolidado que os outros exemplos já comentados, que ainda estão crescendo pela cidade. Nesta via você encontra todo o tipo de serviço e comércio. Há até uma vocação comercial nela, o que a torna um potencial catalisador de atração, que é o comércio de móveis e decorações. Isso analisando o seu uso durante o dia, porque à noite ela cria outra vida com os bares e restaurantes. Engraçado como acontecem as coisas, a av. Maringá nunca pensou em ter essa vocação gastronômica e de lazer, quem tentou fazer isso em Londrina foi a av. Santos Dumont, o que aconteceu até certo ponto, mas não gerou uma concentração de pessoas satisfatória.

A Prefeitura de Londrina, através do IPPUL, fez um projeto urbanístico para a avenida. Colocou 2 faixas de rodagem em cada sentido, a famosa "duplicação". Como? Eliminou as vagas de estacionamento na rua e as jogou para as calçadas que, por sua vez, foram jogadas para junto das edificações. Porém, essa mudança está a cargo dos proprietários dos lotes, ou seja, está sendo implantada conforme novos imóveis são construídos ou reformados. Por exemplo, reparem que em alguns lotes já estão deste jeito, o estacionamento "espinha-de-peixe" (também conhecido como "45 graus") e a calçada junto ao edifício.

Projeto do IPPUL para a adequação viária da av. Maringá, resistência dos comerciantes, imagem de autor desconhecido





















Após a abertura da av. Ayrton Senna, aumentou muito o tráfego de veículos na av. Maringá, e isso faz com que a Prefeitura implante urgentemente o projeto de duplicação na avenida!!! Porém... sempre tem um "porém"! Voltando... PORÉM, os comerciantes são contra a duplicação na avenida porque na ingenuidade deles acreditam que irá deixar a via muito rápida e perderam o movimento em seus estabelecimentos... WTF???

Rotatória da av. Ayrton Senna em primeiro plano com a rotatória da av. Maringá ao fundo, a primeira é a continuação da segunda rumo à Zona Sul










Movimento intenso de veículos nos horários de rush, congestionamentos a toda hora em fila simples, necessidade urgente de duplicação da via











Os comerciantes precisam pensar no seguinte... E o caótico trânsito não afasta as pessoas de lá? A falta de vagas de estacionamento também não? Eles só têm a ganhar com a duplicação! Irá aumentar o número de motoristas que utilizarão a via, que hoje acaba canalizando parte deste tráfego para as ruas vizinhas, como a r. Samuel Moura, r. Cornélio Procópio e r. Rebouças... A via pode ficar mais rápida, mas com certeza atrairá outras pessoas. E o estreito canteiro central (de acordo com o projeto do IPPUL não terá mais que 50cm de largura) poderia abrigar floreiras e deixar a via muito mais bonita, atraindo também mais gente para visitá-la ou apenas passar por ali, o que também melhoraria o aspecto visual da avenida já que os comerciantes arrancaram quase todas as árvores dali, né... #fail

Alguns lotes aprovados após o projeto já fizeram o estacionamento "45 graus" e a calçada junto ao edifício...










...porém, alguns comerciantes insistem em infringir a Lei e rebaixam todo o meio-fio para colocarem estacionamento privativo no recuo frontal, ou seja, eliminando a vaga pública, como neste caso em que foi pintada a rua ilegalmente, sem autorização da CMTU







Ah, e era bom a Prefeitura incluir o recapeamento da av. Maringá o mais rápido possível no orçamento, principalmente, no trecho entre a r. Ibiporã e r. Dom Bosco que já está bem ruim, todo esburacado e remendado - como aumentou o tráfego na via nos últimos tempos a tendência é piorar ainda mais.

Outra coisa interessante também, é que uma vez no governo do Nedson, eles obrigaram todos os comerciantes a levantarem o rebaixo de meio-fio porque quase não tinha mais vaga pública na avenida. Mas como afrouxaram o cerco, novamente apareceram os rebaixos ilegais.

A Prefeitura estipulou para toda a cidade o rebaixo por lote de 5m para avenidas e 3m para ruas, ou seja, tem MUITA gente ilegal lá... E pior ainda, tem gente que tem a pachorra de pintar a vaga pública de preto (para escondê-la) e pintar uma faixa contínua na frente do seu lote de amarelo (lógico que diferente da oficial usada pela CMTU)! Isso é apenas o IPPUL que determina, não é o comerciante! Ah, e em toda cidade acontece isso, não é só ali na av. Maringá... Falta fiscalização... #ficaadica

Fotos do autor.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Você sabia? (Vilão Bar)

O oitavo post desta seção vai homenagear um outro bar tão querido pelos casais apaixonados e amigos descolados, é o Vilão Bar. Localizado desde 1978 na r. Sergipe, entre a r. Belo Horizonte e r. Santos, o Vilão também é um dos bares mais importantes na história de Londrina.

Macarronada, é no Vilão!
Chili, é no Vilão!
Cassoulet, é no Vilão!
Strogonoff, é no Vilão!

Quantos amigos já não falaram algumas dessas frases? Quantos casais já não comemoraram datas importantes começando com essas frases? O Vilão transformou-se em um bar kitsch, quase vintage, em Londrina. Como assim? É só você ir entrando pelo seu corredor externo, ou melhor, mata fechada! Lá encontrará vários mosaicos em paredes e tampos de mesa feitos com pedaços de azulejo e dar de cara com um canguru em madeira (sim, reparem bem que tem um canguru ali)!

Entrada pelo corredor lateral com a vegetação dominando o espaço, foto de autor desconhecido












Na parte de dentro o clima é bem mais acolhedor, não que a mata seja assustadora, é legal comer lá fora também (até agora nenhuma pomba descobriu este pequeno e charmoso jardim no meio da quadra). Logo na entrada do bar já nota-se a idade dele, há um enorme castiçal com velas derretendo ali por anos e a cera permanece escorrida. Meio macabro? Nem, faz parte do clima do lugar as coisas antigas e coleções múltiplas. Todas as paredes ostentam alguma coleção ou algum objeto muito antigo. Você ficará impressionado com um telefone de 1900 e bolinha que ainda funciona! No caixa também notará outra preciosidade funcionando, é a máquina registradora.

Paredes lotadas com coleções e objetos antigos, identidade única ao ambiente, foto de autor desconhecido










O buffet é só escolher o dia para apreciá-lo, foto de autor desconhecido













Alguns dias da semana o bar funciona com buffet à vontade, apenas de sexta-feira e sábado é normal o atendimento, apenas à la carte. Terça-feira é o dia do cassoulet, quarta-feira é a vez do chili, quinta-feira tem a famosa macarronada e domingo saboreie o strogonoff. Segunda-feira a casa é fechada. Ah, mesmo nos dias que tem o buffet à vontade, você também pode pedir outros pratos do cardápio. Você pode ou não participar do buffet, a escolha é sua, ok? Ah, e os drinks também não fazem feio!

Conheça, aprecie, divirta-se, coma, beba, namore, comemore... no Vilão!

Vilão Bar
R. Sergipe, 1461

Horários:
ter a dom: a partir das 20h00

Entrada: gratuita

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mercados Municipais... mais polêmica!

O governo do Barbosa Neto (PDT) realmente está me surpreendendo positivamente. Acho que a imprensa está gostando, afinal, deu bastante trabalho com as polêmicas e "cutucadas nas feridas".

A nova polêmica agora é a licitação dos boxes nos mercados municipais da cidade. Atualmente, temos 3 mercados, o do Quebec, do Shangri-lá e do Guanabara. O mais famoso e completo é o do Shangri-lá, com comerciantes bastante renomados na cidade pela qualidade e variedade de seus produtos.

Outra questão também é que surgiram 2 novos "mercadões", mas particulares. Um é na av. Harry Prochet, chama-se Mercado da Cidade, e o outro ainda está em construção na r. Bento Munhoz da Rocha, em frente ao Lago Igapó II, na Gleba Palhano, é o Mercado Palhano. Ou seja, não faltará espaço para os comerciantes que serão despejados dos outros mercadões, né? Ou será que o despejo foi um jeito encontrado entre Prefeitura e empreendedores para que haja ocupação nesses novos mercadões...????

Mercado da Cidade, não se sabe quem é o autor do projeto com qualidade duvidosa. Apesar de ter vendido quase todos os boxes, não conseguem locá-los por conta de vários erros no projeto e na implantação do empreendimento, elefante branco à vista...

 





Mercado Palhano, projeto do Arquiteto Guilherme Torres, ainda está em construção e utiliza soluções "eco-sustentáveis", boa parte dos boxes já está negociada...










Mas, polêmicas e divagações à parte, temos também que considerar o valor histórico que alguns desses mercadões possuem, como o Mercado Shangri-lá que já possui um comércio bastante tradicional na cidade, como o Strassberg, Irmãos Furuta, Banca Flamengo, Floricultura Shangri-lá, etc... E é o mais antigo também, está lá desde a década de 60 e até abrigou a 1ª Feira Agrícola da cidade, que deu origem a ExpoLondrina (Exposição Internacional Agropecuária e Industrial de Londrina). Sendo, assim, um monumento histórico para a cidade por toda a tradição que está presente e consolidada no cotidiano do londrinense. Não tem cabimento saírem de lá para colocarem novos comerciantes.

Como assim? Sim, isso mesmo! A Prefeitura expulsará todos os comerciantes dos mercados municipais para abrir uma licitação para novos ocupantes, algo semelhante ao que fizeram com os quiosques no Centro. A intenção da Prefeitura é que os comerciantes nestes locais possuem permissão de uso e pagam um singelo aluguel que além de estar defasado, não condiz mais com a realidade dos locais. Tudo bem, até aí é um ponto justo. Porém, por quê não só atualizar a planta de valores dos mercados e reajustar os aluguéis? Por quê expulsar os comerciantes já bastante tradicionais nesses pontos?

E por quê também não fizeram isso com os quiosques no Centro? A diferença aqui é que os quiosques estavam irregulares fisicamente nos locais, atrapalhando inúmeras calçadas e até o próprio Calçadão (ver post "Quiosques do Centro... justo ou injusto?"). Os mercadões são espaços delimitados para a exploração das atividades de vários comerciantes em local público-privado, os quiosques são espaços delimitados para a exploração da atividade de um comerciante em um local público.

O vereador Padre Roque (PTB) enviou um projeto de lei tombando o Mercado Shangri-lá como patrimônio histórico de Londrina, uma tentativa de preservar o local e os comerciantes dali. Porém, ainda não sei se isso vingará ou se é a solução para preservar os mercadões. Acho que falta bom senso em alguns aspectos e até jogo de cintura por parte dos administradores do prefeito para saberem lidar com a situação, que é delicada e muito polêmica.

Por exemplo, serão retirados os comerciantes e será feita alguma obra de revitalização nos locais? O Mercado do Quebec está sujo, bagunçado e com aspecto de abandono, mas é o único que possui estacionamento próprio e é a sede de terça-feira da Feira da Lua. O Mercado do Guanabara e o do Shangri-lá estão bem cuidados. Mas, faltam outros atrativos a todos eles, precisa ter uma atualização nesses espaços para as novas modalidades comerciais, como restaurantes, espaços de lazer e entretenimento, etc. Os mercadões já são muito conhecidos na cidade e necessitam de atualização, porém, não é expulsando os comerciantes tradicionais que teremos essa atualização, será uma grande perda para os espaços. Inclusive, podendo falir alguns deles em virtude dos lançamentos dos novos mercadões pela iniciativa privada.

Fotos do autor.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Assista! Londrina no JN!

Londrina saiu ontem no "Jornal Nacional" da Rede Globo! Nessa semana, o "JN" está apresentando uma série de reportagens sobre as eleições 2010, cujo conteúdo faz parte de uma pesquisa encomendada para o Ibope que avaliou as principais preocupações dos brasileiros. Foram pesquisadas 2002 pessoas com idade acima de 16 anos e de todas as classes sociais, e em 141 municípios.

A reportagem de ontem foi sobre educação, que ficou em 2º lugar no ranking nacional elaborado pelo instituto de pesquisa, obtendo 16% dos entrevistados (saúde foi a principal preocupação, disparada na frente com 41%). Assim, a reportagem mostrou o Sul, pois aqui o tema educação ficou em 1º lugar, mesmo a região tendo os melhores índices na área - o Paraná é o estado com as melhores notas no Ensino Médio do país.

Mostraram a UEL, através de uma aluna do curso de pedagogia, e um colégio público, através da diretora reclamando da falta de recursos e de participação da comunidade. Durante a reportagem, apareceram 2 imagens com o skyline da cidade também. Essa era outra intenção minha do blog, informar quando a cidade fosse notícia nos principais meios de comunicação. Confira o vídeo com a reportagem no link abaixo:

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/jornal-nacional-mostra-conquistas-e-desafios-na-area-da-educacao-no-brasil/1321014/#/Edições/20100818/page/1

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Eleições 2010: horário eleitoral gratuito

Pois é, "minha gente"! Meio que parafraseando o jargão do ex-presidente Fernando Collor... Começou o horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio (deviam estender para a internet também, né? Brincadeeeeira...), ou como diria o "Casseta & Planeta" da Rede Globo, começou o "Otário Eleitoral Gratuito"!

Ontem, houve a apresentação dos candidatos a presidente e deputados federais. Hoje, foi a vez dos candidatos a governador, a senadores e deputados estaduais. Pra variar, a bizarrice de sempre nos candidatos a deputados, federal ou estadual. Dizem que muitos se candidatam a deputados ou vereadores porque pela lei existe uma licença de 3 meses do trabalho para a pessoa que se candidata fazer sua campanha, ou seja, FÉRIAS!

Sobre os principais candidatos a presidente, posso dizer que o único que apresentou propostas foi José Serra (PSDB), que mostrou o que fez no estado de São Paulo e que irá levar para o Brasil inteiro. Apresentou também um pouco de sua biografia e conseguiu chamar a atenção do telespectador. Dilma Rousseff (PT) já ficou falando do presidente Lula o tempo todo, tinha hora que você se perdia e achava que era o Lula que tava se candidatando, chegaram até a apresentar a biografia DELE! Apresentaram a dela também, mas o programa foi pra confundir o eleitor mesmo e ficou tanta puxação-de-saco do Lula que começou a ser monótono. Agora com o horário eleitoral, eles precisam separar a dependência dela do Lula e provar se realmente é a mais preparada. Marina Silva (PV) não falou dela e nem de propostas, levantou a bandeira ambiental, ecológica, sustentável, ou seja, a bandeira do próprio partido. Ficou um clima meio que documentário no programa dela, o que não achei ruim, afinal, serviu pra mostrar uma realidade nua e crua. Falando nisso... Eu queria morar no Brasil do programa da Dilma ou na São Paulo do Serra... Todos sabem que não tá essa maravilha ambos os casos, mas...

Já os principais candidatos ao estado do Paraná, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), apresentaram também programas bastante distintos. Beto falou mais sobre a educação e propostas para o Paraná, apresentou brevemente a sua biografia também. Osmar foi meio que lamentável... Pareceu muito uma coisa feita em fundo de quintal e de última hora, por exemplo: mais da metade do programa foi uma imagem gravada de uma "palestra", falando das benfeitorias do governo do presidente Lula e algumas propostas vazias para o Paraná, ficou muito monótono o programa, apenas falatório e imagens estáticas.

Vamos ver como serão os próximos programas e quando começarão as baixarias aqui no Paraná, que já tem tradição nisso em eleições a governador, né? Eu estou um pouco cético quanto as eleições para presidente, não faço idéia do que pode ocorrer, acredito que ela não esteja tão fácil assim quanto parece...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Descontraindo... (homens)

Já que publiquei sobre os tipos de mulheres no post "Descontraindo... (mulheres)" agora o blog irá descontrair novamente e publicar um outro e-mail que fala sobre como diferenciar os tipos de homens em variadas situações:
  • Presentes que gosta de ganhar
Uma garrafa de cachaça ou whisky = MACHO
Uma peça de roupa = FINO
Doces, bombons, etc... = MEIO VIADO
Flores e/ou perfumes = VIADAÇO
  • Uso de cremes e bronzeadores
Não usa = MACHO
Usa um pouco no verão = SENSÍVEL
Usa bastante no verão = BICHINHA
Usa bastante o ano todo = BICHA TOTAL
  • Tratamento dos animais de estimação
Seu cão vive no quintal e come restos de comida = VARÃO
Seu cão vive dentro de casa, come ração especial e ele o acaricia = DELICADO
Ele acaricia muito o gato que dorme na sua própria cama = BICHA TOTAL
  • Tratamento das plantas
Se alimenta de algumas delas = RAMBO
Tem algumas plantas no quintal que não são regadas = MACHO
Cuida das plantas e dos arbustos = FLORZINHA
Rega, poda e conversa com plantas e flores de seu jardim = BICHINHA PURPURINADA
  • Uso do espelho
Não usa = VIKING
Usa somente para fazer barba e pentear cabelo = VAIDOSO
Admira sua pele e observa seus músculos = GAY
Igual ao GAY, e ainda admira seu bumbum = LOUCA DESATADA
Admira-se com diferentes perucas, vestidos e maquiagem = TRAVESTI
  • Penteado
Não se penteia = MACHÃO
Penteia-se depois do banho = HOMEM
Penteia-se várias vezes ao dia = FRESCO
Penteia-se várias vezes ao dia e pinta cabelo = BICHA
Penteia os outros e dá conselhos de penteados = BICHA LOUCA
  • Limpeza da casa
Varre quando ouve a sujeira estalar sob a sola dos sapatos = ANIMAL
Varre quando o pó cobre o chão = MACHO
Limpa com água e detergente = FRESCO
Limpa com água, detergente e aromatizante = MARIPOSA
Usa aspirador de pó = BORBOLETA
  • Esportes preferidos
Futebol, boxe, automobilismo = MACHO DE CARTEIRINHA
Tênis, boliche, voleibol = TENDÊNCIAS GAYS OCULTAS
Aeróbica, spinning = LOUCA
Os mesmos da LOUCA, mas usando short de lycra = EXTRA BOIOLA
  • Comidas preferidas
Capivara, javali, grandes animais assados, comida apimentada = TARZAN
Peixe e salada para não engordar = SENSÍVEL
Sanduíches integrais, consomées = FRESCO
Aves acompanhadas de vegetais cozidos no vapor = BICHA
  • Bebidas preferidas
Cachaça, cerveja, conhaque = MACHO
Whisky com gelo = HOMEM
Caipifruta, frozen, ice = MEIO GAY
Sucos de frutas comuns e licores muito doces sem álcool = FRUTINHA
Suco de açaí e outras frutas exóticas, como carambola e cupuaçu = TOTALMENTE GAY
  • Higiene pessoal
Toma banho em 5 minutos, usa sabão em barra e lava suas cuecas = LEGIONÁRIO
Toma banho rápido, usa xampu, mas nem encosta no fiofó = VARÃO
Demora mais de meia hora e usa sabonete líquido = TENDÊNCIAS GAYS OCULTAS
Toma banho com sais e espuma na banheira = VIADO ASSUMIDO
  • Cerveja
Gelada e em grandes quantidades = MACHO
Só uma para matar a sede no calor = BICHICE SOB CONTROLE
Com limão e sal = BICHA
Sem álcool = BÉÉÉRRA À NOITE

(sic)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ponto de vista de um publicitário...

O blog agora abrirá espaço para um texto muito interessante enviado pelo Publicitário Julio Ernesto Bahr. Ele respondeu ao meu contato após o post "Lei Cidade Limpa... sim ou não?" e enviou para mim um artigo que ele escreveu recentemente e que era para ser publicado no JL, na época que a tal Lei foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito. Julio Bahr é também blogueiro e vocês podem conferir o trabalho dele nos blogs bahr-baridades e Visual de Londrina.

Confiram o interessante texto e vejam que a discussão para "limparmos" a paisagem de nossa cidade também é defendida pelos publicitários, ou seja, podemos e temos outros meios de divulgarmos produtos, é só usar a criatividade. #ficaadica

Autorregulamentação X Alto faturamento

Em certo dia de 1980, eventualmente ensolarado, pássaros chilreando (lindo) e a boa vontade voejando pelo ar (mais lindo ainda), agências de propaganda, veículos de comunicação e anunciantes, todos devidamente bem representados, sentaram-se à mesa de reuniões. Cansados das reclamações de consumidores, jornais, rádios, revistas e emissoras de televisão, e ainda dos vários puxões de orelha recebidos de entidades públicas e associações disso e daquilo, colocaram em vigor uma espécie de bíblia que veio normatizar o setor da propaganda: o Código de Autorregulamentação Publicitária.

A partir do tal Código, descobriu-se que a publicidade enganosa não seria mais aturada; que os veículos de comunicação poderiam denunciar anúncios mal intencionados; que aqueles consumidores que se sentissem ofendidos teriam um canal de comunicação; que agora existiam regras para comerciais de bebidas alcoólicas; que dúvidas sobre alguma peça publicitária seriam colocadas em discussão no CONAR – o Conselho que supervisiona tal autorregulamentação. E vários outros tópicos.

Em Londrina, contrariamente, apesar das queixas dos londrinenses, apesar das reclamações contínuas nos jornais, das denúncias na televisão, das cartas de urbanistas e do clamor geral, as agências de propaganda, empresas de publicidade exterior e os anunciantes jamais cogitaram de procurar sequer alguma mesa de reuniões (quanto menos reunir-se) para juntas discutirem o assunto da poluição visual na cidade.

Talvez porque não houvesse pássaros chilreando ao redor. Ou porque não existisse boa vontade voejando pelo ar. Ao invés de autorregulamentação, alto faturamento, custasse o que custasse.

E entupiu-se a cidade com outdoors. Para caber maior quantidade, formaram filas, como se fossem trenzinhos. E entupiu-se a cidade com front-lights. O que importa se estiverem tirando a visão dos moradores do prédio? E encontraram mais e mais terrenos, para mais e mais aglomerações de placas, cartazes e outdoors.

E inventaram dois, três e até quatro andares sobrepostos de outdoors. E montaram luminosos, placas, faixas, penduricalhos na frente das lojas e do comércio em geral. E pintaram famigerados "reclames" nos muros - inclusive em áreas nobres da cidade. E fizeram de Londrina uma das cidades mais poluídas visualmente do Brasil.

Mesmo no intervalo de tempo decorrido entre a apresentação do projeto "Cidade Limpa" pelo prefeito à Câmara dos Vereadores, da audiência pública e das discussões a respeito do assunto, jamais se cogitou de algo parecido com um "Êpa! Alto lá! Vamos rever este assunto! Vamos reverter a situação! Vamos agir por conta própria!".

Não. A cidade continua exatamente como há um ano e assim permanecerá até que o projeto "Meia Cidade Limpa", finalmente aprovado pelos vereadores, tome alguma feição, algum rosto - e a Prefeitura passe a ditar as normas das quais se eximiu durante anos a fio.

Autorregulamentação? Que nada. Alto faturamento, isto sim!

sábado, 14 de agosto de 2010

Descontraindo... (mulheres)

Mais uma vez, o blog descontrairá com um tema geral. Assim, recebi um e-mail há uns tempos atrás que comenta sobre os vários tipos de mulheres, a fina, a comum, a vulgar e a DEPRAVADA! Veja como elas se comportam diante algumas situações:
  • No toilette
Mulher fina: (nada diz)
Mulher comum: Essa calcinha me incomoda...
Mulher vulgar: Eu odeio calcinha enfiada!
Mulher DEPRAVADA: Eu tenho ódio de calcinha enfiada no c...!!!
  • Após um jantar
Mulher fina: O jantar estava divino, parabéns.
Mulher comum: Estou satisfeita.
Mulher vulgar: Tô cheia!
Mulher DEPRAVADA: Comi até o c... fazer bico!
  • No churrasco
Mulher fina: Está ótima essa linguiça.
Mulher comum: Muito boa essa linguiça.
Mulher vulgar: Nooossa, que linguiça grande!
Mulher DEPRAVADA: Tô comendo a linguiça do churrasqueiro! (gargalhada)
  • Vendo um amigo chupando um sorvete
Mulher fina: Posso experimentar?
Mulher comum: Me dê um pedaço?
Mulher vulgar: Posso dar uma chupada?
Mulher DEPRAVADA: Deixa eu chupar? Não vou morder, garanto. (gargalhada)
  • Como se vestem
Mulher fina: de acordo com o evento.
Mulher comum: sempre da mesma forma, jeans, blusinha e tênis, em todos os eventos.
Mulher vulgar: minisaia, bermuda agarrada, em todos os eventos.
Mulher DEPRAVADA: frente única no churrasco e minisaia mostrando a calcinha à noite.
  • Bebidas
Mulher fina: champanhe, uísque e vinho, dependendo da ocasião.
Mulher comum: batidinha.
Mulher vulgar: cerveja.
Mulher DEPRAVADA: cachaça, conhaque, cerveja, vodca, licor, água de bateria, etc...
  • Saindo da mesa para ir ao banheiro
Mulher fina: Com licença, vou retocar a maquiagem.
Mulher comum: Vou a toilette.
Mulher vulgar: Vou tirar água do joelho... (risos)
Mulher DEPRAVADA: Vou fazer um download, soltar um barro, pintar a porcelana, matricular o Pelé na natação... (gargalhada)
  • Vendo um homem interessante
Mulher fina: Muito simpático!
Mulher comum: Que homem liiindo!
Mulher vulgar: Dessa fruta eu chupava até o caroço!
Mulher DEPRAVADA: Eu deixava ele fazer barba, cabelo e bigode.
  • O que dizem quando um indesejável lhe fala alguma asneira
Mulher fina: (ignora)
Mulher comum: Tem gente que não tem noção...
Mulher vulgar: Vai te catar, meu! Não se enxerga não!?
Mulher DEPRAVADA: Vai tomar no c...! Viado, corno...!
  • Ouvindo jazz
Mulher fina: Liiindo!
Mulher comum: Adoro qualquer tipo de música!
Mulher vulgar: Que p...rra de música é essa?
Mulher DEPRAVADA: Tira essa merda daí, coloca logo um pagode!
  • Assistindo um balé
Mulher fina: Bravo!!!
Mulher comum: Lindo!!!
Mulher vulgar: Perdi meu tempo, deixei de ver as videocassetadas...
Mulher DEPRAVADA: Que porra é essa? Ridículo, isso é coisa de viado!
  • Primeiro contato no msn
Mulher fina: Boa Noite!
Mulher comum: Oiiiiiiiiiiiiiiiii
Mulher vulgar: Fala, gato!
Mulher DEPRAVADA: Peraê, vou ligar a webcam...

(sic)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lei Antifumo... e daí?

A Lei Antifumo está há pouco menos de 1 ano em vigor aqui no Paraná, mas ela vem sendo cumprida? Os estabelecimentos estão coibindo seus respectivos clientes fumantes? Foi aplicada multa em algum lugar? Muitas dúvidas ainda pairam sobre esta Lei... Pra quem denunciar? Pra quem reclamar? Pra quem cobrar?

Teoricamente, o orgão que faria esta fiscalização seria a Vigilância Sanitária, ligada às Secretarias de Saúde dos municípios. Porém, esse mesmo orgão já possui inúmeros outros atributos e não consegue fiscalizar todos os espaços, principalmente, os espaços noturnos - restaurantes, bares, boates, etc.

Assim, a Lei está caindo em desuso aqui no Paraná... Em Londrina, já vi vários bares no Centro com fumantes nas áreas descobertas... Em Maringá, que já possuía uma lei semelhante antes, alguns estabelecimentos chegam ao cúmulo de dizer que depois das 3h00 da manhã "tá liberado"!!!

No estado de São Paulo, antes de ser implantada a Lei Antifumo deles (que estimulou a criação da nossa), criaram uma espécie de "departamento" com novos funcionários dentro da Vigilância Sanitária somente para esta fiscalização e foram aplicadas multas severas aos estabelecimentos que não cumpriam a Lei, assim, logo foi respeitada e aceita por toda a população, até os fumantes.

Fiscais uniformizados da Lei Antifumo em São Paulo, SP












Aqui, foi feita uma pequena fiscalização para acabar com os fumódromos e nada mais... Não há uma fiscalização noturna nos principais lugares que a fumaça mais incomoda, como restaurantes, bares e boates. Escolas e hospitais já eram proibidos faz tempo, mas mesmo no campus da UEL é comum encontrarmos professores e alunos fumando nos corredores e em algumas salas de aula.

A Vigilância Sanitária foi obrigada a acumular uma função sem contratar mais pessoal, ou seja, não tem condições de manter os trabalhos que já existiam. O governo estadual devia ter contratado mais gente para ajudar nessa fiscalização, algo semelhante ao que foi feito no estado de São Paulo. Outros estados também seguiram o exemplo paulista, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Sei que estamos em ano eleitoral e fica até mal fazer propaganda política, mas vale ressaltar o criador desta lei no estado de São Paulo, o ex-governador José Serra (PSDB). Ele durante o seu mandato como Ministro da Saúde, no governo do ex-presidente FHC, também lutou contra o tabagismo. Algumas de suas realizações na época estão em vigor até hoje, como a proibição de propagandas de cigarro em qualquer veículo de comunicação; a colocação de imagens alertivas nos maços de cigarro; o aumento do imposto sobre os produtos oriundos do tabaco; etc. Ele defende que a multa é sobre o estabelecimento que permitir o fumante justamente por que o fumante já está pagando com a própria vida. Não é acabar com o fumante, mas evitar que surjam novos fumantes ao restringir os espaços.

Ampulheta na av. Paulista com contagem regressiva para a implantação da Lei Antifumo, lá houve uma campanha muito forte que esteve nas ruas e nos meios de comunicação




















Vários estabelecimentos na cidade ainda possuem o fumódromo, ou ele apenas mudou de lugar, a Vigilância Sanitária precisa ficar de olho à noite também com alguma blitze noturna surpresa, por exemplo. Não precisaria ser todo dia ou todo o fim-de-semana, mas de vez em quando aparecer nos locais. Há a necessidade de fazer também uma campanha maior nos meios de comunicação, como foi feito em SP. E, como dito antes, precisam contratar mais pessoal.

Até algumas manifestações artísticas contribuíram para a Lei "pegar" no estado paulista, a dupla de grafiteiros, Anderson e Leonardo, possuem inúmeros outros trabalhos utilizando instalações públicas









Fotos de autores desconhecidos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Você sabia? (Bar Valentino)

Este sétimo post dedicarei ao bar mais famoso da cidade, o Bar Valentino, que existe desde 1979. Para os mais novos em Londrina, podemos explicar que o Valentino nem sempre foi ali, na av. Faria Lima. Antes, ele ficava na av. Bandeirantes, onde hoje é um estacionamento, quase em frente ao NY Lounge, um pub GLS. Aliás, por muito tempo, o bar ostentou ali este título, "ponto GLS".

Explicando melhor... ao meu ver, o Valentino nunca foi um bar gay. Acho que pelo seu caráter em ser aberto a públicos alternativos, ele acabou sendo uma opção para os gays e as lésbicas da cidade. Mas lá no ponto da av. Bandeirantes encontrávamos também roqueiros, punks, intelectuais, estudantes, etc. Após a mudança para a av. Faria Lima, o bar diversificou mais ainda, atraindo mauricinhos e patricinhas.

Logomarca do bar no seu famoso neón fixado na casinha de madeira, foto de autor desconhecido












A mudança foi, literalmente, uma mudança! Em 2006, desmontaram toda a casa de madeira que havia ali na av. Bandeirantes e reconstruíram no terreno da av. Faria Lima, em frente ao Lago Igapó III. Em conjunto, fez um salão, que é a boate da casa, e um mega estacionamento na frente.

Falando um pouco disso, posso falar inúmeras falhas que as arquitetas tiveram:
  • A implantação da casa lá no fundo, escondida por um paredão, foi péssima idéia. A casinha de madeira era o símbolo máximo do Valentino, tinha que estar mais evidente para reforçar a imagem de um bar que existe há mais de 30 anos na cidade e é tão importante na vida cultural de Londrina. Por exemplo, é palco de algumas apresentações do Cabaré do Filo até hoje (ver post "Você sabia? (Filo)") e do FML (ver post "Senhoras e senhores... o FML começou!").
  • Outro problema é justamente a boate em si, um grande volume que não apresenta nenhum ornamento ou forma que se destaque positivamente, além de atrapalhar e obstruir a vista para a casinha de madeira.
  • E, acho que o pior de todos, é o estacionamento na frente. Pra quê? Por quê??? Podiam resgatar as raízes de como era o bar na av. Bandeirantes, aproximando a edificação com a rua e jogando os carros para o fundo. Dizem que fizeram assim porque quem passa na rua vê vários carros estacionados, logo, sente vontade de entrar na casa... Aham... É porque se a porta do bar fosse ali na frente ninguém iria ver a fila de pessoas para entrar ou as mesas lotadas no pátio da casinha de madeira, NÉ??? #fail
Em 2009, o Arquiteto Guilherme Torres foi contratado para reformar a área nova. Porém, a reforma foi só na parte interna... Mas, mesmo assim, já resolveu vários problemas de fluxo e dimensionamento de espaços que tinha o antigo projeto, além de incrementar o salão. Quem sabe os proprietários não se empolgam e resolvem dar um jeito também naquele estacionamento vergonhoso com a história do bar.

Antigo bar com o pátio frontal e o pergolado, o novo bar seria muito melhor se estivesse mais próximo da rua, foto de autor desconhecido










Enfim, mas independentemente desses defeitos de projeto, o Valentino é marcante na noite londrinense com sua agenda variada de terça a domingo, a casa lota todas as noites e dá opção para todos os públicos. Assim, utilizando o seu slogan, o Valentino é um bar para quem está in, out, up and down! Ao longo desses 31 anos, o bar juntou uma coleção invejável de LPs e CDs, sempre incentivou novos DJs e bandas na cidade, abrindo o seu palco, que já recebeu renomados artistas, como a saudosa Cássia Eller, que após um Cabaré do Filo (em outro local da cidade) sentou-se em uma mesa e fez uma modesta apresentação.

Fachada do antigo Valeco que foi remontada no novo espaço, não encontrei imagens externas do novo bar com a boate, foto de Carllos Bozelli









Opa! Acharam que eu ía esquecer de falar do prato mais famoso da casa? Sim, o Valentino também é restaurante, servindo massas e sanduíches. Dizem que a macarronada do Valeco (apelido do bar) é a melhor da cidade e só não dizem que é a melhor do mundo porque todo mundo prefere a da mamãe ou a da vovó, né?

Bar Valentino
Av. Faria Lima, 486 - Jardim Presidente

Horários:
ter a dom: a partir das 22h00

Entrada: R$5 a R$12 (depende do dia e do evento)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"Rouba, mas faz..."

É, minha gente... Abram o olho, o "rouba, mas faz" deixa uma herança maldita para a cidade... Londrina está há 20 anos, praticamente, parada no tempo por causa desses desvios e endividamentos do Belinati... Por exemplo, a Cohab até hoje não consegue acabar com as favelas por causa do imenso endividamento. O abandono geral é por que a cidade não consegue contrair novos investimentos, adianta ter autódromo se há inúmeras ruas e avenidas esburacadas na cidade? Adianta ter um prédio hospitalar em um imenso quarteirão do Centro se faltam remédios nos postos de saúde dos bairros? Entre outras questões...

O londrinense precisa urgentemente acabar com o "rouba, mas faz" e denunciar sempre a compra de votos que, infelizmente, é ainda MUITO comum na cidade...

Se ficou muito longo o último post publicado, assistam ao vídeo "Londrina não esquece" logo abaixo, produzido pela campanha do PT para as eleições de 2004. Até agora, é a melhor mídia já feita sobre o caso, que reúne todos os fatos que resultaram na primeira cassação de um prefeito na cidade. O texto do post anterior foi longo porque o currículo do dito cujo é grande, né... Pena que não é com boas notícias...

Histórico de um político...

Aproveitando o recente fato que pode mudar a história na política londrinense, conforme apontado no post logo abaixo, segue um texto que rodou pela internet nas eleições municipais de 2004. Vale a pena que todos leiam para saber com quem estamos lidando realmente. Esqueci quem foi o autor, só lembro que era um jornalista da cidade.

A trajetória política de Antônio Casemiro Belinati

O radialista Antônio Casemiro Belinati nasceu aos 25 de outubro de 1943 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Filho de ferroviário, tornou-se a figura política mais polêmica de Londrina, por ter sido prefeito por três vezes, e o primeiro da história a ser cassado e preso, por duas vezes.

Nos anos 60, iniciou sua carreira na Rádio Londrina como locutor comercial nos programas de auditório de Otássio Pereira. Nesta época, se aproxima de Cassimiro Zavierucha, mais conhecido por Carlos Júnior. Rapidamente Belinati se torna repórter e titular do programa "A Voz do Povo". Em 1963, torna-se o primeiro apresentador da TV Coroados, comandando, aos 20 anos, o "Telenotícias Transparaná".

Em 1968, é eleito vereador pelo MDB com 2.507 votos. Aos 25 anos, é o vereador mais votado da cidade. Em seus discursos, alia o nome de Deus e a defesa do povo: populismo. Em 1970, torna-se deputado estadual. Em 1972, sua primeira derrota política: perde as eleições municipais para José Richa. Em 1974, é eleito deputado federal.

Em toda a sua trajetória, sempre procurou incluir familiares na política: o irmão Waldmir foi vereador, deputado estadual e federal; os irmãos Roberval e José foram vereadores; a ex-esposa Emília, deputada estadual e vice-governadora; o filho, Antônio Carlos, deputado estadual. A filha Cíntia não foi eleita como vereadora, e Simone, também filha, não entrou na política. O sobrinho Marcelo Belinati foi o vereador mais votado em 2004. Sandra Graça, supostamente amante de Belinati, foi vereadora.

Em 1976, Belinati derrota Wilson Moreira com 36 mil votos, 10 mil a mais que seu adversário. Seu primeiro mandato vai de 1º de fevereiro de 1977 a 12 de abril de 1982. Segundo o historiador e jornalista Widson Schwartz, esta é a primeira vez na história da cidade em que as finanças se desequilibram.

Em 1978, Oscar Niemeyer vem a Londrina, projeta a atual rodoviária, que tem as suas obras iniciadas e em seguida interrompidas. Belinati alega falta de recursos, falta de apoio dos governos estadual, federal, e ainda explica que enfrentou a recessão que marcou todo o País. Pela primeira vez na cidade, cogita-se transferir o controle do Sercomtel (via Telepar) à Telebrás.

O primeiro mandato de Belinati deveria se prolongar até 1º de fevereiro de 1983. Mas ele renuncia ao cargo para disputar as eleições para a Assembléia Legislativa do Paraná. Segunda derrota: ele não é eleito nas urnas, mas se torna suplente. Com a morte de um deputado, ele assume. Belinati renunciando, entra o seu vice: José Antonio Del Ciel. Ao assumir a Prefeituta, ele constata "o caos administrativo implantado pelo sr. Belinati". Londrina, que se orgulhava do slogan "cidade que não precisa do governo", pela primeira vez na história tem de pedir ajuda ao Governo do Paraná.

O ICM, imposto que correspondia a 40% da receita do município, estava comprometido com dívidas efetuadas por Belinati. Há suspeitas de superfaturamento da rodoviária, que está parada. A empreiteira contratada para construir as variantes ferroviárias interrompe os trabalhos devido à falta de pagamento. Londrina passa a não ser bem vista pelo governo federal e estadual pelo grande endividamento.

Para diminuir as dívidas, Belinati transforma a Sercomtel em S.A. (Sociedade Anônima) e tenta vendê-la, por um valor próximo a um quarto do orçamento municipal daquela época. Para remunerar o funcionalismo, Belinati toma 146,8 milhões de cruzeiros do Banco Safra de Investimentos e não paga a dívida. Em sua gestão, Belinati constrói 13 mil casas populares na Zona Norte da cidade, região mais conhecida como Cinco Conjuntos. No entanto, neste primeiro mandato, há denúncias de que a Cohab tenha pagado 100% a mais sobre o valor de mercado por 46 alqueires que seriam destinados a uma vila rural. A denúncia é apresentada pelo engenheiro João Bortolotti e pelo agrônomo Marco Antônio Castanheira.

O déficit que Belinati deixa nos cofres públicos neste primeiro mandato corresponde a 110 milhões de dólares, segundo Wilson Moreira, seu sucessor no cargo. Moreira reduz a dívida de 110 milhões a 28 milhões de dólares.

Após cumprir mandato como deputado estadual, Belinati novamente vence as eleições. Em 15 de novembro de 1988, ele derrota José Tavares por apenas 700 votos. A contagem paralela, realizada por estações de rádio e empresas de processamento de dados, aponta outro resultado. Seu segundo mandato vai de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992.

Com parte da imensa dívida do primeiro mandato paga por Moreira, Belinati volta a gastar sem responsabilidade. A primeira denúncia aponta compra de votos para candidatos a vereador por meio de isenção de IPTU. Segundo denúncia da então vereadora Iracema Mangoni, o vereador Jaci Aguiar efetuara 100 pedidos de perdão do IPTU e todos foram aceitos. No total, 4.035 carnês foram perdoados. Até o vereador Renato Araújo, lendário aliado de Belinati, afirma que outros candidatos à Câmara Municipal estavam conseguindo isenção de IPTU para comprar votos. O secretário Ismael Mologni, também aliado de Belinati, denuncia esses candidatos a vereador. De acordo com Widson Schwartz, Belinati nunca contestou as acusações de uso de IPTU para compra de votos.

Algumas promessas de campanha, Belinati cumpre: ele isenta de pagamento moradores de casas populares de 55 anos, e que já pagaram 120 prestações da casa própria. Schwartz conta que para evitar uma ação popular, "a Cohab revoga a venda de 134 chácaras (50 alqueires) com toda a infra-estrutura, a preço inferior de mercado e com prazo de nove anos, oferecidas a privilegiados do poder público antes mesmo do registro em cartório". Belinati constrói o Autódromo com participação de US$1,8 milhão da Petrobrás. Em troca, a petrolífera obtém a concessão por 20 anos de espaços estratégicos para seis postos de combustíveis, incluindo a av. Leste-Oeste e a av. Santos Dumont. Belinati promete transporte coletivo gratuito para toda a população e não cumpre. Ele chega a aumentar o preço da tarifa em 25%, e após diversos protestos populares, muitos terminando com feridos, resolve cancelar o reajuste.

Duas ações populares ingressam no Ministério Público denunciando novamente a Cohab. Desta vez, a companhia teria comprado 150 alqueires da Fazenda Refúgio, pagando o dobro do valor de mercado. O objetivo era assentar famílias sem posse, mas o terreno é, na verdade, uma pirambeira (área quebrada, pedregosa, imprópria). Com muitas dívidas na Caixa Econômica, a Cohab perde o crédito para pedir novos financiamentos. A folha de pagamento dos funcionários corresponde a 65% da receita. Com a mudança do contrato trabalhista com os funcionários públicos (eles se tornam estatuários, saindo da CLT), a prefeitura adquire dívidas com o INSS de 4,5 bilhões de cruzeiros. Na Caapsml, a dívida já é de 2,5 bilhões de cruzeiros. No total, Belinati termina o seu segundo mandato com uma dívida de 281,4 bilhões de cruzeiros, deixando para o seu sucessor, Luiz Eduardo Cheida, um orçamento de somente 6,4 bilhões para todo o ano de 1993. A dívida da Prefeitura também pode ser avaliada em US$22,9 milhões da época. Há também dívidas na Cohab estimadas em US$3,7 milhões.

Em 15 de novembro de 1996, novamente pelo PDT, Belinati é eleito prefeito com 105 mil votos, derrotando Luiz Carlos Hauly. No seu terceiro mandato, o orçamento direto da Prefeitura é estimado em R$169 milhões, e o geral em R$432 milhões. Há dívidas a vencer de R$25 milhões em 1996 e R$15 milhões em 1997. Em 1998, a Copel compra 45% das ações da Sercomtel, por R$186 milhões. Parte desse valor é direcionada para pagamento de dívidas com o Banestado. Cerca de R$123 milhões são depositados no Cogefi, um fundo criado por Belinati para desenvolver diversos projetos na cidade. A partir deste fundo, ele pretendia criar o Vô (centro de atendimento ao idoso), o teatro municipal e um Fundo de Desenvolvimento Industrial. Nenhuma dessas promessas é cumprida e nenhuma obra pública é realizada.

O prefeito alega que gastou os recursos com pagamentos ordinários da Prefeitura. Surgem denúncias de que parte do dinheiro foi desviada para as campanhas eleitorais em 1998 do então governador Jaime Lerner, do deputado estadual Antonio Carlos Belinati, e do deputado federal Alex Canziani. Durante um ano e meio, foram gastos R$6 milhões mensais "sem que houvesse quaisquer investimentos em obras municipais", afirma o juiz da 6ª Vara Cível, Celso Saito. Nesta sentença, o juiz acata o pedido dos promotores públicos Solange Vicentin e Cláudio Esteves, determinando em 15 de maio de 2000 o afastamento de Belinati. O prefeito é responsabilizado por 30 licitações fraudulentas no valor de R$3,3 milhões. Sua esposa e seus filhos são beneficiados freqüentemente com esses desvios, atestam os promotores e o juiz Celso Saito. A evolução patrimonial da família Belinati é considerada espantosa e duvidosa, já que em menos de dois anos, os Belinati adquirem R$1,225 milhão em imóveis.

Belinati é afastado por três vezes de seu cargo e em 23 de junho de 2000, após uma sessão histórica na Câmara de vereadores, é cassado por 14 votos a 6. Ele é acusado de promoção pessoal e excesso de gastos na festa de inauguração do Pronto Atendimento Infantil (PAI), em 1999. Entre essas irregularidades cometidas pelo ex-prefeito Belinati, estão: convite para a inauguração (confecção e expedição); telefonemas (telemarketing); transporte de pessoas; colocação de outdoors; ampla publicidade em jornais do estado; divulgação em emissoras de televisão; e publicação da "Revista do Meio Ambiente AMA", onde há um texto assinado e fotografia do prefeito cassado. Segundo o publicitário Waurides Brevilheri, que denunciou os gastos excessivos, Belinati gastou quase R$1 milhão em peças de auto-promoção.

Em 1999, o ex-diretor da Comurb, Eduardo Alonso, confessa ao Ministério Público seu envolvimento na fabricação de licitações fraudulentas e entrega aos promotores documentos que vão render mais de 20 ações contra Belinati. No terceiro mandato, Belinati é acusado de desviar R$16 milhões da Comurb e R$3 milhões da AMA, além de R$186 milhões da venda das ações do Sercomtel.

Em 2001, o prefeito é preso por duas vezes, passando 10 dias na cadeia. Ele é considerado o chefe da quadrilha que teria saqueado os cofres públicos em R$200 milhões. Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Jornal Nacional, The Washingotn Times, Veja, Época, Bom Dia Brasil - Belinati se torna notícia nacional e internacional com os escândalos de corrupção. Segundo os promotores, Belinati formou uma verdadeira quadrilha agrupando diversos secretários e assessores "para o fim de cometerem crimes diversos, especialmente peculato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica".

Expulso do PFL após a cassação em 2000, Belinati volta a comandar seu programa de rádio em 2001. Nos 37 processos a que responde nas esferas cível e criminal, já foi condenado por três vezes: por não responder a pedido de informações do Ministério Público enquanto prefeito; por repasses irregulares ao LEC e por ser remunerado em dois cargos públicos simultaneamente (deputado estadual e conselheiro da Comurb). O Tribunal de Contas do Paraná rejeitou a prestação de contas referentes a 1997 e 1998, apontando gastos irregulares de cerca de R$113 milhões. Atualmente, Belinati recorre das três condenações e disputa o segundo turno das eleições municipais em Londrina. Mas conforme apontou o Ibope no último dia 14: já não lidera as pesquisas de intenções de voto.

(sic)